Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/11/12 às 14h20 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Secretaria de Saúde lança o site Fique Sabendo DF

Ideia é mostrar a importância de se fazer o teste de HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C

Com base nas ações que integram o Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro, o Ministério da Saúde lançou a 5ª edição da Campanha Fique Sabendo, que tem por objetivo incentivar o diagnóstico precoce da infecção da doença. A campanha faz parte da Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, tendo como tema para este ano o slogan “Tire o peso da dúvida, faça o teste de Aids”.

Neste sentido, a Gerência de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) da Secretaria de Saúde do DF, em parceria com a Sociedade Brasileira de DST-DF, criou o site FIQUE SABENDO DF (www.fiquesabendodf.com.br), que contém orientações e esclarecimentos quanto as DST, os locais de testagem e a importância do uso de preservativos para evitar a transmissão dessas doenças.

A ideia do Fique Sabendo DF é prestar informações seguras às populações mais vulneráveis, como os HSH (homens que fazem sexo com homens), usuários de drogas, população prisional, profissionais do sexo, dentre outros. Também é um objetivo do site o incentivo a realização de teste em população sexualmente ativa, principalmente as pessoas que estiveram expostas ao risco de contágio por meio do sexo sem preservativo.

O teste é gratuito e pode ser feito em qualquer Centro de Saúde do Distrito Federal. Também é possível fazer o teste rápido no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Rodoviária do Plano Piloto, onde o resultado sai em aproximadamente 30 minutos.

O usuário que for diagnosticado positivo em alguma das doenças será encaminhado para uma unidade de referência no tratamento, dispondo de todos de todos os serviços com foco na melhoria da qualidade de vida. Para o usuário com diagnóstico negativo, será realizado aconselhamento destacando a importância da prevenção de DST e reforçando a prática do sexo seguro e do gerenciamento de risco.

Hugo Mendes