Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/05/15 às 18h22 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Saúde promove o “Dia D” de vacinação contra a gripe

Solenidade de abertura será na Secretaria do Idoso

BRASÍLIA (8/5/15) – Neste sábado (9) acontece a mobilização nacional de vacinação contra a gripe. A solenidade de abertura acontecerá na Secretaria do Idoso, na estação do metrô 112 Sul, às 8h. No DF, 153 salas de vacina atenderão aos pacientes das 8h às 17h. A meta é imunizar 80% do público alvo.

“As pessoas que não conseguem ir aos postos de vacinação durante a semana terão amanhã, ao longo de todo o dia, 153 salas abertas para atendê-los. Teremos equipes atuando em unidades de saúde e em algumas escolas. A gripe é uma doença que pode levar a graves complicações, então é importante que a população participe dessa mobilização e procure uma unidade para se vacinar”, informa o subsecretário de Vigilância à Saúde, José Carlos Valença.

Fazem parte do público-alvo os idosos, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, crianças entre 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias pós parto, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, presos e funcionários do sistema prisional. O público alvo representa cerca de 608 mil pessoas no DF.

Durante a solenidade do Dia “D” o subsecretário apresentará o balanço parcial da primeira semana de imunização. “No ano passado conseguimos, ao final da campanha, vacinar mais de 90% do público alvo, então a nossa expectativa é que este ano também ultrapassemos a meta”, disse Valença.

A campanha de vacinação teve início no dia 4 de maio e vai até o dia 22. Durante a semana são 116 salas distribuídas entre as regionais de saúde para atender aos pacientes.

CONTRA-INDICAÇÕES – Pessoas que tenham alergia severa a ovo, que tenham doença neurológica ativa e quem já teve alguma reação alérgica anteriormente ao tomar a vacina não poderão ser imunizadas.

Confira aqui a relação de postos de vacinação para o Dia D.