Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/04/16 às 19h30 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Secretaria disponibiliza exames preventivos à população

COMPARTILHAR

Programação em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, incluiu aferição de pressão, glicemia e outros atendimentos

BRASÍLIA (7/04/16) – Nesta quinta-feira (7), a população do Distrito Federal teve acesso a diversos serviços de de saúde, na Praça do Relógio, em Taguatinga. A ação foi realizada em celebração ao Dia Mundial da Saúde. Quem passou pelo local pode aferir a pressão, medir a glicemia, bem como ser avaliado por fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

No espaço, houve também educação em saúde sobre tabagismo, dengue, tuberculose, hanseníase, drogas, higiene bucal, álcool, saúde mental e Doenças Sexualmente Transmissíveis, com distribuição de preservativos, panfletos e kits de saúde bucal.

A secretária adjunta de Saúde, Eliene Berg, visitou o evento pela manhã e ressaltou que inúmeras pessoas desconhecem que estão com algum problema de saúde, como a pressão alta, que muitas vezes não apresenta sintomas. “Por isso, essa iniciativa é uma maneira de alertar a população que é necessário prevenir para viver melhor. Nós temos que mudar o foco da saúde, que deve ser direcionado para a prevenção e não para a doença”, disse.

Após passar pelo atendimento em fisioterapia, onde é possível avaliar a força muscular, o aposentado e morador de Taguatinga, Waldemiro José da Silva, 68 anos, reconheceu a necessidade de ficar atento às doenças.

“Minha força muscular está boa, mas talvez eu precise fazer fisioterapia no ombro. Sei que é necessário a prevenção, principalmente, na saúde para saber como estamos, por isso, essa iniciativa de comemorar a Dia Mundial da Saúde foi muito boa”, afirmou.

No espaço onde estavam sendo aferidas a pressão e a glicemia, a enfermeira Renata Rodrigues, alerta que cuidar desses dois itens são essenciais. “Tanto a glicemia, quanto a pressão arterial podem causar uma série de problemas, entre elas, Acidente Vascular Cerebral e problemas cardíacos”, disse.

“Há cinco anos descobri que tenho diabetes e pressão alta. Por isso, sei da importância de cuidar da saúde. Participo de todas as campanhas e vim aqui para conferir se está tudo certo”, disse a aposentada Maria Gorety Barroso, 56 anos, que mora próximo ao local.