Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/08/19 às 11h46 - Atualizado em 22/08/19 às 11h46

Secretário de Saúde destaca importância do trabalho das ouvidorias

Osnei Okumoto participou de evento voltado a esse serviço

 

A importância das ouvidorias para a transparência entre o governo e a sociedade foi destacada pelo secretário de Saúde, Osnei Okumoto, nesta quinta-feira (22). Ele foi convidado a palestrar no 3º Encontro Anual para Divulgação dos Serviços de Ouvidoria, Acesso à Informação e Cartas de Serviço do Sistema Agricultura.

 

“Esse é um trabalho brilhante e fundamental para darmos as respostas à sociedade”, afirmou Okumoto, ao ressaltar que a pasta recebe uma demanda crescente da população. Nos primeiros seis meses deste ano, a Ouvidoria da Secretaria de Saúde do Distrito Federal atendeu 23.256 manifestações.

 

Nesse tempo, as áreas da Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival) e da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) apresentaram melhorias. Na primeira, a resolutividade das demandas aumentou de 20%, em 2018, para 43%, este ano. Já na segunda Ouvidoria, essa porcentagem subiu de 49%, no ano passado, para 59%, até o final de abril.

 

“Percebemos que a Saúde tem recebido uma quantidade de elogios que não era muito comum em outros anos. Mas ainda trabalhamos com as críticas, no sentido de melhorar e oferecer o máximo de conforto no atendimento à população do DF. Mais do que isso, oferecer a mais alta transparência e honestidade perante a utilização dos bens públicos”, frisou secretário.

 

As ouvidorias públicas são canais de comunicação entre os cidadãos e administração de órgãos públicos e de governos. Esses órgãos analisam as manifestações do público (elogios, reclamações, sugestões, etc.) e as encaminham aos setores apropriados para as providências cabíveis em cada caso.

 

O sistema é uma importante ferramenta para o aprimoramento dos serviços públicos e no atendimento à população. Qualquer cidadão ou servidor pode registrar manifestações pelo telefone 162 e ainda presencialmente, nas ouvidorias situadas em todos os hospitais públicos do Distrito Federal, bem como pelo site www.ouv.df.gov.br.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF