Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/10/15 às 21h40 - Atualizado em 30/10/18 às 15h13

Secretário de Saúde solicita reparos em unidades de saúde do Gama

Visita faz parte do programa Saúde de Ponta a Ponta, que já passou por Brazlândia e Planaltina

BRASÍLIA (16/10/2015) – Ao visitar a regional do Gama, nesta sexta-feira (16), o secretário de Saúde, Fábio Gondim, solicitou algumas manutenções no hospital e centros de saúde para melhorar o atendimento aos pacientes. Acompanhado de subsecretários e do Grupo Multidisciplinar de Ações Estratégicas de Saúde (GMAES), ele pediu reparos imediatos, como a manutenção de cadeiras odontológicas e a organização de ações para que as cirurgias ortopédicas sejam feitas com maior agilidade.

“Aqui temos algumas situações que ocorrem de forma muito semelhante nos demais hospitais e centros de saúde. Por isso, estamos estudando medidas para toda a rede”, destacou Gondim, ao citar fatos como dificuldades para fechar as escalas e falta de manutenção em alguns equipamentos.

Durante a visita, os servidores informaram à equipe da Secretaria de Saúde que a lavanderia está desativa desde 2014 e a lavagem das roupas está sendo feita por uma empresa terceirizada. “Não podemos deixar que todo esse maquinário, que é caro, fique parado”, destacou Gondim, ao demandar a equipe que sejam tomadas as providências necessárias para que ele volte a funcionar.

INFORMATIZAÇÃO – Outro problema identificado foi quanto aos prontuários, que ainda são físicos e precisam ser digitalizados. “Nós precisamos informatizar as unidades do Gama, porque além de facilitar o trabalho, vamos otimizar o espaço, que fica ocupado com tantos documentos”, reivindicou o servidor Carlos Neves.

Em resposta, Gondim disse que essa situação existe em diversas unidades e que ações estão em andamento para informatização de toda a rede. “Estamos com um processo para distribuir 2,5 mil computadores nas unidades. Precisamos fazer um trabalho de digitalização urgente”, enfatizou.

ESTRUTURA – O Hospital Regional do Gama tem, entre outros serviços, a ortopedia, a clínica médica, a cardiologia, a pediatria, ginecologia e obstetrícia e centro cirúrgico. “Temos 442 leitos ativos, realizamos cerca de 700 partos por mês e somos referência em tratamento de tuberculose”, enfatizou o diretor do hospital, José Atevaldo.

O secretário e sua equipe também passaram pelos centros de saúde 2 e 3 do Gama, que possuem 8 e 6 equipes da Estratégia Saúde da Família, respectivamente. As unidades oferecem especialidades como ginecologia, pediatria, clínica médica, nutricionista e prestam atividades de práticas integrativas.

A visita à regional faz parte do programa Saúde de Ponta a Ponta, que já passou por Planaltina e Brazlândia. O objetivo é avaliar a situação do atendimento à população, bem como solucionar os problemas diagnosticados junto à equipe da pasta. A próxima visita prevista é na região de São Sebastião.