Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/08/17 às 12h37 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Secretário receberá primeiros selecionados do Papo de Saúde

COMPARTILHAR

Encontro será nessa sexta-feira (25). Doze servidores apresentarão suas sugestões

BRASÍLIA (23/8/17) – O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, recebe, nessa sexta-feira (25), os primeiros 12 servidores selecionados no projeto Papo de Saúde. A ferramenta, que permite aos profissionais da pasta apresentarem pessoalmente suas propostas no sentido de solucionar problemas e melhorar a qualidade do atendimento de saúde prestado à população, recebeu 88 participações em 30 dias.

A proposta é que a cada 15 dias o secretário receba 10 servidores para apresentarem suas sugestões. Porém, na primeira seleção, diante das boas ideias apresentadas, o secretário ampliou a reunião e ouvirá 12 pessoas.

“A ideia do Papo de Saúde é cortar o intermediário, ouvir as boas ideias que estão nas cabeças e corações dos nossos valorosos servidores e que podem ajudar a melhorar a gestão e a assistência à saúde”, diz Humberto Fonseca. Ele destaca que quem vive o dia a dia, conhece as dificuldades e particularidades do serviço e, assim, pode ter boas contribuições. “Faltava apenas oportunidade”, complementa.

E é exatamente o que pensa a pneumologista do Hospital de Base, Maria Margarete Zembrzuski, uma das primeiras selecionadas do projeto. “A ideia é inovadora. Os servidores têm muito a contribuir nas melhorias, nas suas rotinas do dia a dia e isso levará a uma melhor prestação de serviço ao paciente”, comenta.

Ela conta que saber que o secretário de Saúde está disposto a ouvir os servidores, ainda mais com a possibilidade real de executar suas ideias, a estimulou a enviar uma colaboração. “Espero que ele aceite minha proposta e que ela seja implementada, frisa.

AGRADECIMENTO – Também selecionado para o primeiro Papo de Saúde com o secretário, o assistente básico de saúde Rildo Galeno viu aí a oportunidade de implementar uma ideia que já vinha pensando há tempos. “Estou propondo uma possibilidade de parceria que sempre pensei possível”, conta ele, sem adiantar detalhes. Ele destaca que, ao encontrar o secretário, uma certeza ele tem: “Não sei bem o que vou dizer sobre minha proposta, mas certamente vou agradecê-lo por ter escolhido minha solicitação”, adianta.

PROJETO – O Papo de Saúde foi inspirado em uma experiência do Senado Federal. Na Secretaria de Saúde, ela foi concebida em parceria da Assessoria de Comunicação Social (Ascom) com a Coordenação Especial de Tecnologia da Informação em Saúde (Cetinf).

As sugestões podem ser enviadas pelos servidores por meio do hotsite www.papodesaude.saude.df.gov.br, onde encontrarão um formulário no qual poderão lançar suas ideias. É importante lembrar que não se trata de um espaço para reclamações ou para tirar dúvidas.

As ideias não precisam ser necessariamente na área de trabalho do servidor. Podem tanto estar relacionadas com o atendimento de saúde ao usuário quanto a processos internos da secretaria.