Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/10/21 às 9h58 - Atualizado em 5/10/21 às 10h34

Segunda dose da vacina AstraZeneca já pode ser antecipada

Podem receber a D2 quem tem marcado até o dia 27 de outubro; Saúde reforça que a proteção contra a covid-19 é conferida após completar o ciclo vacinal

 

JURANA LOPES I EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA I DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

A segunda dose da vacina AstraZeneca já pode ser antecipada para quem tem marcado no cartão de vacina até o dia 27 de outubro. Já nesta terça-feira (5), o cidadão pode procurar o ponto de vacinação mais próximo e que ofereça o imunizante para completar o ciclo vacinal. Para ser vacinado, basta levar o cartão de vacina e documento de identidade com foto.

 

Confira seu cartão de vacina e, se você tem marcada a segunda dose da vacina AstraZeneca até o dia 27 de outubro, procure o ponto de vacinação mais próximo para antecipar a dose – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

A antecipação foi possível com a chegada de 39.425 doses da vacina AstraZeneca no último fim de semana e com isso, será possível antecipar a D2. O secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, convida a população para completar a imunização contra a covid-19. “Se você tem marcado em seu cartão de vacina a segunda dose da AstraZeneca até 27 de outubro procure hoje mesmo a UBS mais próxima e não deixe de se vacinar. É muito importante estar com a vacinação em dia”.

 

Para se proteger contra a covid-19 é necessário estar com o ciclo vacinal completo. Por isso, é de extrema importância que toda a população tome as duas doses do imunizante. No caso dos idosos, a Secretaria de Saúde orienta que não deixem de tomar a dose de reforço após seis meses da D2. Há pontos de vacinação específicos para atender esse público.

 

Quando as vacinas contra a covid-19 foram produzidas, elas foram testadas pelos laboratórios, e comprovou-se que a resposta clínica era melhor quando havia uma segunda dose do imunizante. Se o indivíduo não completa o esquema da vacinação preconizado fica mais sujeito à infecção em comparação com o indivíduo que recebeu as duas doses.

 

“É importante destacar que a eficácia aumenta após a administração da segunda dose, além de prolongar esta proteção. E para que haja diminuição da transmissão do vírus e retornarmos à normalidade, é preciso que cerca de 70% da população complete o esquema vacinal, é o que chamamos de imunidade de rebanho ou imunidade coletiva”, explica Renata Brandão, gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar.

 

Para que a imunidade coletiva aconteça é necessário que as pessoas que receberam a primeira dose procurem um posto de vacinação para completar o esquema mesmo que já tenha ultrapassado o prazo.

 

Vacina AstraZeneca  – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF
Hoje (5), a cobertura vacinal no Distrito Federal está em 85,86% considerando a população vacinável, que tem 12 anos ou mais.

 

Reforço para profissionais da saúde

 

No último sábado, o Distrito Federal recebeu 64.580 doses da vacina Pfizer, sendo 10.530 doses destinadas para reforço (DR) para idosos acima de 70 anos e 53.820 doses de DR para profissionais de saúde, o restante é reservado à perda técnica.

 

A Secretaria de Saúde ressalta que a dose de reforço será destinada somente para os profissionais de saúde que tomaram a D2 até o dia 31 de março de 2021.

 

“É muito importante que o profissional de saúde tanto da área pública, como da privada observe a data da D2 que está marcada no seu cartão. É necessário completar o esquema vacinal para que a gente consiga combater este vírus e prolongar a vida”, destaca o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

 

Ele reforça ainda a necessidade de, mesmo com a vacina, manter os cuidados preventivos, como o uso de máscara, higienização constante das mãos e distanciamento social. “Lembramos que o atraso da segunda dose pode contribuir com um novo aumento da taxa de internação hospitalar”, alerta.

 

Os locais de vacinação para os profissionais de saúde serão divulgados ainda nesta terça-feira (5) na página Vacina DF.