Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/09/19 às 9h54 - Atualizado em 27/09/19 às 13h56

Segunda etapa de debates sobre o Plano Distrital de Saúde 2020-2023 será na sexta-feira

COMPARTILHAR

Objetivo é dar maior transparência à elaboração das políticas de saúde

 

O segundo ciclo de audiências públicas para a elaboração do Plano Distrital de Saúde, referente ao período de 2020-2023, acontecerá nesta sexta (27), às 9h, na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). As discussões são organizadas pela Diretoria de Controle Social da Controladoria Setorial de Saúde.

 

O ciclo é formado por três etapas. Na primeira, foi apresentado o plano e, nesta segunda fase, serão discutidos os mecanismos de monitoramento da política de saúde. “Será dada uma atenção especial aos indicadores sanitários e às taxas de vacinação, dentre os instrumentos de gestão de igual importância”, destaca o diretor da Controladoria Setorial de Saúde, Bruno Lago.

 

As audiências, abertas ao público em geral, visam a apresentar e esclarecer sobre a execução do Plano Distrital de Saúde, buscando dar maior transparência às suas atividades e políticas para a população e conselhos de saúde. “As audiências buscam aproximar a sociedade civil da Controladoria, por meio do esclarecimento, da transparência e da participação social”, ressalta Bruno Lago.

 

O objetivo do plano é mapear o cenário da saúde pública do Distrito Federal, visando à orientação das políticas públicas a serem desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Sua elaboração se baseia nas diretrizes da Conferência Nacional de Saúde e da Conferência Distrital de Saúde. O planejamento deve ser finalizado antes da aprovação do Plano Plurianual

 

Nivania Ramos, da Agência Saúde

Arte: Danielle Freire/Saúde-DF