Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/05/15 às 11h10 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Segurança do Paciente é tema de curso no HMIB

Assistência mais segura e livre de danos ao paciente

BRASÍLIA (13/5/15) – O Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) deu início, na última terça-feira (12), ao curso sobre a Segurança do Paciente. O objetivo é sensibilizar a equipe em relação à promoção de uma assistência mais segura e livre de danos ao paciente.

O evento foi realizado no grande auditório e contou com mais de 100 servidores de diversas áreas do hospital e de outras regionais. O curso terá a duração de 80 horas divididas em sete meses. Os profissionais interessados ainda poderão realizar a inscrição no Núcleo de Ensino e Pesquisa do HMIB (NEPS) ou poderão participar apenas das palestras específicas.

“A expectativa é de muita troca de conhecimento porque a equipe foi muito participativa. Estamos muito felizes pela grande adesão da equipe de enfermagem”, relata Felipe Teixeira, chefe do Núcleo de controle de Infecção Hospitalar e palestrante.
Segundo uma das organizadoras do evento, Fabiana Mendes, a temática propõe a discussão de vários temas como: o impacto da higiene das mãos para a segurança do paciente e como melhorar o manejo de gastrostomia. “Criamos os cursos para fomentar a disseminação da cultura de segurança dentro do ambiente hospitalar.”

O núcleo de Segurança do Paciente atua, desde 2013, criando eventos e cursos. O empenho da equipe fez com que o hospital aderisse à Rede Sentinela do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária da Anvisa. A adesão ao grupo marca a busca pelas práticas mais seguras por meio do gerenciamento de risco, com o uso de tecnologias, medicamentos e processos de atendimento. Essa rede funciona como observatório no âmbito dos serviços para o gerenciamento de riscos à saúde que notifica e monitora eventos adversos e queixas técnicas e possibilita o acesso a um ambiente de troca de experiências e aprimoramentos dos processos de trabalho dentro da gestão do risco sanitário.