Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/05/15 às 13h11 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Semana de Enfermagem começa nesta segunda em várias unidades

COMPARTILHAR

Evento será realizado em alusão à 76ª Semana Brasileira de Enfermagem

BRASÍLIA (8/5/15) – Equipes de Enfermagem de diversas unidades da Secretaria de Saúde participam, a partir desta segunda-feira (11), de uma série de atividades em alusão à 76ª Semana Brasileira de Enfermagem, comemorada em todo o país de 12 a 20 de maio. Com o tema “A Enfermagem em defesa do SUS: construindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde”, neste ano, a ideia é discutir o papel da enfermagem dentro do SUS.

Nos Centro de Saúde 1 de Samambaia e hospitais de Ceilândia e Materno Infantil, que estão com a programação fechada, serão promovidas palestras, exposições visuais, oficinas, discussão de casos ou situações-problema em Rodas de Conversas e outras atividades.

HRSam – No centro de saúde 1 de Samambaia, a programação ocorre de 11 a 15 de maio, das 14h às 18h. As ações terão como objetivo refletir sobre o processo histórico da enfermagem, suas práticas e, sobretudo, o papel da categoria para o atendimento do paciente.

“A enfermagem na atenção básica é o contato mais freqüente do usuário com os serviços de saúde, atuando no processo do cuidado, da vinculação e coordenação da assistência. Esse evento vem reconhecer a grande importância desses profissionais”, enfatizou a diretora de Atenção Primária à Saúde de Samambaia, Alexandra Gouveia de Oliveira Miranda Moura.

Com 30 vagas para as atividades técnicas, voltadas para enfermeiros e médicos e livre demanda para as atividades abertas, o evento terá carga horária de 20 horas, com emissão de certificado, sendo necessário o registro da freqüência.

“Acreditamos que eventos como esse possibilitam aos servidores renovação de sua motivação e estímulo, na medida em que são relembrados da importância de seu papel, além de possibilitar tanto a integração das equipes quanto a atualização de temas presentes na prática diária”, explicou a enfermeira do Centro de Saúde, Marta Duval.

HRC – Já em Ceilândia, que realiza a sua 22ª edição da Semana de Enfermagem, a programação começa segunda (11) e se estende até quarta-feira (13), das 8h às 18h, no auditório da Administração do Hospital Regional de Ceilândia.

“Esse ano o evento pretende discutir o papel da enfermagem dentro do SUS para contribuir nas discussões da 15ª Conferência Nacional de Saúde”, informou enfermeira e membro da comissão organizadora da Semana de Enfermagem do HRC, Nayara da Silva Lisboa.

Na abertura da Semana de Enfermagem do HRC, em 12 de maio, haverá uma exposição de fotos dos profissionais que compõe a equipe de enfermagem, além de uma roda de conversa sobre a proposta do novo modelo de gestão “Organização de Saúde” para o Distrito Federal. No encerramento, haverá uma mesa redonda sobre a enfermagem e a segurança do paciente e palestra sobre a Síndrome de Burnout.

HMIB – No Hospital Materno Infantil (HMIB), que está em sua 20ª Edição da Semana de Enfermagem, o foco das atividades que ocorrerão em 14 de maio, às 8:30, serão os temas atuais sobre o SUS. O público-alvo são técnicos, auxiliares de enfermagem, residentes, enfermeiros, estagiários e estudantes. O evento será realizado no grande auditório.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas na unidade previamente ou no início do evento. Entre as palestras, estão previstas “Atuação da Enfermagem Obstétrica no Brasil” e “Seis Decisões como Estratégia para um Atendimento Seguro, Capacitação Técnica e Gestão Qualificada”.

“A temática propõe a discussão de diversas propostas atuais associadas ao SUS abrangendo da atenção primária até a terciária”, destacou uma das organizadoras do evento e integrante da Comissão de Educação Continuada em Enfermagem/HMIB, Sinthia Magally Paim.

SEMANA – Anualmente, de 12 a 20 de maio- é realizada a Semana de Enfermagem nos hospitais da rede pública do DF, promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem. O objetivo é discutir questões relacionadas ao profissional da área com vistas à valorização das categorias, além de outras questões relacionada ao atendimento e atuação dos profissionais.

Confira a programação completa de cada unidade:
– Centro de Saúde 1 de Samambaia

– Hospital Regional de Ceilândia

– Hospital Materno Infantil

– Hospital de Base

– Hospital Regional do Gama

 – Hospital Regional de Taguatinga