Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/05/14 às 18h43 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Semana de Enfermagem é comemorada na Regional de Saúde de Planaltina

COMPARTILHAR

Em comemoração a Semana da Enfermagem, a gerência de enfermagem juntamente com o Núcleo de Educação Permanente de Planaltina recepcionou sua equipe com um café da manhã na quarta e quinta-feira (28 e 29 de maio), das 8h às 12 horas, em uma tenda montada em frente à administração do HRPL. O hospital conta com 637 profissionais de enfermagem trabalhando nas mais diversas áreas.

“Foi uma manhã onde ressaltamos a importância da atuação da enfermagem na unidade”, comentou o gerente de enfermagem do HRPL, Pauline Amancio do Vale.

Durante a programação além do café da manhã, teve ginástica laboral para a equipe, dia da beleza, com corte de cabelo, sobrancelha, distribuição de brindes e flores, ao som de MPB com artistas da cidade.

A enfermeira do banco de leite, Maria do Socorro Aguiar, elogiou o evento, “é fundamental a valorização do servidor envolvido na área assistencial, que é tão importante para o atendimento dos pacientes”, diz.

História – O Dia do Enfermeiro faz referência ao nascimento da enfermeira inglesa Florence Nightingale, que data de 12 de maio de 1820. Ela contribuiu de forma significativa para a redução da mortalidade durante um trabalho realizado na Guerra da Criméia (1853 a 1856), localizada ao sul da atual Ucrânia. No Brasil, o marco é comemorado com a Semana da Enfermagem, entre os dias 12 e 20 deste mês.

O período foi instituído em meados dos anos 40 em homenagem à mesma Florence e à outra grande personagem da enfermagem no mundo, a brasileira Ana Néri, a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares. A enfermagem tem origem milenar e consistia na prática do cuidado a pessoas doentes. Atualmente a profissão ampliou o campo de atuação para a assistência, pesquisa e ensino nos mais diversos campos do conhecimento científico.

Tatiane Gomes, da Agência Saúde DF