Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/08/19 às 19h50 - Atualizado em 1/08/19 às 19h53

Semana Mundial de Aleitamento Materno é oficialmente aberta no DF

A Semana Mundial de Aleitamento Materno no Distrito Federal foi aberta, oficialmente, nesta quinta-feira (1), no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.  O local foi escolhido pela pasta em razão do trabalho desenvolvido em prol da amamentação desde 2009.

 

Madrinha da amamentação no DF, Mayara Noronha compareceu à solenidade acompanhada do filho, Mateus, de apenas 7 meses. Este foi o primeiro evento oficial em que o pequeno apareceu. “Tornei-me mãe recentemente e não teria como não me debruçar na causa. Passei muita dificuldade para amamentar, pensei em desistir várias vezes, mas hoje meu filho está aqui, forte, gordinho e saudável”, destacou.

 

Na sua fala, Mayara destacou o quanto o Distrito Federal se sobrepõe na questão do aleitamento. “No Brasil, 41% das mães amamentam exclusivamente com leite materno. No DF, este índice está em 61%”, disse, frisando que pretende reunir, em breve, primeiras damas mundiais para discutir o assunto.

 

APOIO – Coordenadora de Bancos de Leite Humano da Secretaria de Saúde, Mirian Santos citou alguns dos benefícios da amamentação e o impacto disso na saúde como um todo. “Crianças amamentadas com leite humano têm menor chance de terem diabetes, hipertensão e obesidade. Além disso, têm QI mais elevado”, exemplificou.

 

Diante desses benefícios, ela ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do DF. “Temos orgulho de fazer o lançamento oficial aqui. É uma oportunidade de mostrar que se o Poder Judiciário faz este trabalho, outros órgãos também podem fazer”, disse. Durante o evento, a coordenadora foi homenageada pelo trabalho desenvolvido na Secretaria de Saúde.

 

 

O TJDFT, há dez anos, oferece cursos voltados para gestantes e mães, contando com uma consultoria de amamentação. Além disso, tem quatro salas de amamentação em fóruns e no próximo dia 9 de agosto, irá inaugurar a quinta delas, em Águas Claras.

 

As servidoras agradecem. “Principalmente para nós, mães de primeira viagem, é maravilhoso, ajuda a diminuir a insegurança. Ainda mais quando vamos voltar a trabalhar”, conta Érica Santos Baessa, que ao lado do marido e da filha Cecília, de 8 meses, estamparam o cartaz da Semana de Aleitamento do TJDFT de 2019.

 

Ela foi uma das servidoras homenageadas durante a solenidade, realizada no Memorial do TJDFT. Diversas servidoras, usuárias das salas de amamentação, comparecem ao evento, acompanhadas dos filhos.

 

ALEITAMENTO – A Semana Mundial de Aleitamento Materno acontece em 120 países entre os dias 1 e 7 de agosto. O slogan deste ano é “Amamentação. Incentive a família, alimente a vida” e reforça o tema anual da Semana Mundial de Amamentação da World Alliance for Breastfeeding Action (Waba): “Capacite os pais, permita a amamentação” (tradução livre).

 

O Distrito Federal é o único local do país com 100% de cobertura de bancos de leite e postos de coleta nas unidades públicas e privadas que possuem UTI neonatal. Contamos com 15 bancos de leite humano, sendo 10 deles pertencentes à Secretaria de Saúde, além de cinco postos de coleta, dois deles da SES. Nos bancos, são feitas ações de amamentação, coleta domiciliar, processamento do leite humano e distribuição. Nos postos, estas duas últimas etapas não são realizadas.

 

Texto: Alline Martins, da Agência Saúde

Fotos: Mariana Raphael/Saúde-DF