Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/04/15 às 11h41 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Semana Saúde na Escola 2015 vai até quinta-feira (30)

Programação reúne 128 equipes de saúde e 168 escolas

BRASÍLIA (28/4/15) – Com o tema central “Alimentação Saudável”, a 4ª edição da mobilização Semana Saúde na Escola já começou e vai até quinta-feira (30). A ideia é mobilizar as 128 equipes de saúde e as 168 escolas que aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE), dos ministérios da Saúde e Educação.

Com a participação das secretarias de Saúde e Educação, a iniciativa inclui na programação dos alunos práticas corporais e atividade física. As agendas realizadas nas escolas respeitam a especificidade de cada regional, o perfil dos alunos e a experiência e criatividade dos envolvidos. Cada parceria escola/unidade de saúde tem autonomia para organizar o cronograma.

Uma condição intrínseca à implementação do PSE, além do trabalho conjunto das equipes de saúde e de educação, é a inclusão de suas diretrizes e estratégias no Projeto Político Pedagógico das Instituições Educacionais. Com isso, favorece a incorporação da temática no currículo e o desenvolvimento da cultura da promoção da saúde na experiência escolar cotidiana.

Os temas devem ser trabalhados nas escolas, de forma integrada aos conteúdos. A relevância dessa estratégia é extremamente importante para que o projeto esteja vinculado a uma ação ampla e contínua, durante todo o ano letivo.

Os setores da Saúde, da Educação e Universidade de Brasília foram articulados para viabilizarem esta Semana nas escolas.

PROGRAMA – O PSE é resultado de uma parceria, entre os ministérios da Saúde e da Educação, por meio de decreto presidencial n.º 6286 em dezembro de 2007, o qual visa alcançar o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens brasileiros, principalmente os que estão em situação de vulnerabilidade social, cujos acessos aos direitos e serviços básicos foram historicamente restringidos.

A escola é um espaço privilegiado para as práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos e de doenças propiciando à comunidade escolar o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento destes escolares.

A Semana Saúde na Escola foi instituída em 2012 com o objetivo de inaugurar as ações do PSE. A intenção é que a partir das ações realizadas na Semana Saúde na Escola iniciem também uma mobilização temática prioritária de saúde, que deverá ser trabalhada ao longo do ano letivo nas escolas, além de mobilizar e envolver a comunidade escolar.