Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/04/18 às 11h00 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Seminário da SVS debate fortalecimento da promoção da saúde

COMPARTILHAR

Da Agência Saúde

 

Cerca de 150 pessoas, entre servidores da Secretaria de Saúde, do Ministério da Saúde e de outros órgãos do governo distrital, além de estudantes, participaram, nesta sexta-feira (6), na Escola de Governo, do Seminário Distrital de Promoção da Saúde.

 

O evento foi realizado pela Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS) do Distrito Federal, para debater e trocar experiências que resultem no fortalecimento da promoção da saúde e também para celebrar o Dia Mundial da Saúde 2018.

 

“O seminário está agregando saberes de diversas fontes: universidade, nível federal pelo Ministério da Saúde e as experiências de promoção da saúde da Secretaria de Saúde e de outros setores, como o Detran”, explica a gerente de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SVS, Kelva Aquino.

 

“É um momento de muita troca de experiências e que tem a intenção de levar gestores, profissionais, comunidade e estudantes a refletir sobre o tema”, completa Aquino.

 

Promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha do Dia Mundial da Saúde 2018 tem como principal objetivo aumentar a conscientização sobre a necessidade de cobertura e acesso à saúde universal e seus benefícios.

 

O Distrito Federal também adota o conceito ampliado de saúde, publicada em 2006 no Plano Distrital de Promoção da Saúde, e em consonância com a política nacional.

 

O documento propõe um escopo ampliado das intervenções em saúde, considerando os problemas e necessidades de saúde, seus determinantes e condicionantes, além de buscar uma visão que ultrapasse os muros das unidades do sistema de saúde e incida sobre as condições de vida da população, favorecendo a adoção de escolhas mais saudáveis, na direção de um bem estar global.

 

DATA – O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril, data que coincide com a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948.

 

A comemoração conscientiza a população a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis e também falar de alguns problemas de saúde que atingem a população mundial, alertando sobre os riscos e ensinando sobre a prevenção.

 

Seminário da SVS debate fortalecimento da promoção da saúde