Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/18 às 10h46 - Atualizado em 27/11/18 às 10h49

Seminário define ações para controlar tabagismo no sistema prisional

COMPARTILHAR

Evento tem participação de servidores da Saúde e do Ministério Público do DF

 

A Secretaria de Saúde está realizando o seminário “Apresentação das Ações de Controle de Tabagismo no Sistema Prisional” para discutir as iniciativas de combate ao fumo nesse tipo de ambiente. O evento começou nesta terça-feira (27), e está ocorrendo no auditório do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest), na 712/912 Sul, até às 12h.

 

O seminário, que está em seu segundo ano, conta com a participação de equipes de saúde, de segurança prisional e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Foi escolhida para o encontro a data de 27 de novembro por ser o Dia Nacional de Combate ao Câncer.

 

“Queremos mostrar as ações que já foram feitas no sistema prisional e definir os próximos passos para livrar esse ambiente do fumo. Tem dois anos que esse trabalho vem sendo feito, de forma gradual, e pretendemos elaborar uma carta de recomendações para os próximos gestores”, explica a gerente de Saúde do Sistema de Assistência Prisional, Simone Kátia de Souza.

 

Entre as ações antifumo, aplicadas no sistema, está o controle do cigarro no presídio feminino do DF e a oferta de tratamento para internos do regime semiaberto, com a implantação do protocolo do Ministério da Saúde.

 

Outra medida relevante foi a capacitação de profissionais de saúde, agentes penitenciários e até mesmo o pessoal de limpeza nas ações de prevenção ao uso do tabaco.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Foto: Divulgação/Saúde-DF

 

SERVIÇO

Apresentação das Ações de Controle de Tabagismo no Sistema Prisional
Data: 27 de novembro
Local: Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest)
Endereço: 712/912 Sul