Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/01/16 às 13h17 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Seminário discute tratamento com Palivizumabe

COMPARTILHAR

Anticorpo promove imunização contra infecções respiratórias em prematuros

BRASÍLIA (27/1/16) – A Saúde da Criança, em parceria com a Diretoria de Assistência Farmacêutica e Diretoria da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF), promove seminário sobre o uso, em Brasília, do medicamento Palivizumabe.

O evento será voltado para toda a rede de saúde do DF, pública e privada, para os profissionais médicos, farmacêuticos e enfermeiros envolvidos diretamente com a prescrição, dispensação e aplicação do medicamento. Não será necessária inscrição prévia. Serão concedidos certificados de participação.

A portaria nº 09, de 26 de janeiro de 2016, que dispõe sobre a aplicação e dispensação do fármaco Palivizumabe na prevenção do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) nos serviços de saúde que integram a SES/DF, foi publicada no DODF desta quarta-feira (27), na Seção 1, página 4.

O seminário será nesta quinta-feira (28), das 8 horas ao meio-dia, no auditório da Escola de Governo (Egov), localizada no SGON – Área Especial 1, Quadra 1, (antigo IDR), próximo à Praça do Buriti.

PREMATUROS – Desde 2013, a Saúde da Criança da SES/DF, em parceria com o Ministério da Saúde, vem utilizando o medicamento Palivizumabe para reduzir a morbimortalidade de crianças prematuras, pneumopatas e cardiopatas.

O Palivizumabe é um anticorpo monoclonal humanizado que apresenta atividade neutralizante e inibitória contra o Vírus Sincicial Respiratório. Trata-se de um medicamento que promove imunização passiva, o que o diferencia das outras vacinas.

De acordo com a Portaria SAS/MS Nº522, a profilaxia com o Palivizumabe está indicada no período da sazonalidade do vírus que, no Distrito Federal, é de março a julho, mas o período de aplicação em Brasília ficou definido pelo Ministério da Saúde de fevereiro a julho, a fim de reduzir as infecções graves do trato respiratório inferior nas crianças mais sujeitas a esses quadros.

Profissionais de Saúde e pacientes podem acessar formulários por aqui.

PROGRAMAÇÃO

8 horas: Credenciamento
8h30 – 9h15: Composição da mesa de abertura 
9h15 – 9h45: Sazonalidade do Vírus Sincicial Respiratório no DF. Palestrante: Dra. Tereza Cristina Vieira Segatto – Divep/SVS/SES-DF.
9h45 – 10h15: Respaldo Técnico e Científico do Protocolo do Palivizumabe da SES-DF. Palestrante: Dra. Luciana Monte – médica – pneumologista pediátrica/HCB
10h15 – 10h30: Coffee break
10h30 – 11 horas: Indicação do Palivizumabe nas cardiopatias congênitas
Palestrante: Dr. Jorge Affiune – médico – cardiologista pediátrico/ICDF
11 horas: Debate
12 horas: Encerramento