Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/05/14 às 15h21 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Servidor recebe capacitação para atender vítima de violência sexual

COMPARTILHAR

Objetivo é qualificar quem atua nas emergências e urgências

O Núcleo de Estudos e Programas na Atenção e Vigilância em Violência (Nepav) realiza a Capacitação para Atendimento das Emergências e Urgências a Pessoas em Situação de Violência Sexual. A iniciativa visa qualificar e instruir estes profissionais para atuarem na atenção integral às vítimas, além de ser um preparativo para a Copa do Mundo 2014. O evento ocorre nesta terça-feira (6), na Fundação Oswaldo Cruz de Brasília (Fiocruz).

Os serviços prestados nas urgências e emergências são a porta de entrada no atendimento às situações de violência sexual. “Nos casos que envolvem esse tipo de violência, o primeiro atendimento é fundamental, pois previne outros agravos, bem como pode evitar a reincidência”, comenta a chefe do Nepav, Lucy Mary Cavalcanti Stroher. Dessa forma, a capacitação compõe uma das ações das Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) no enfrentamento a situações de violência e está baseada nas normas e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A capacitação terá duração de oito horas e abordará o uso da medicação na profilaxia, o atendimento humanizado, a notificação compulsória, além dos encaminhamentos necessários. As inscrições podem ser feitas até esta segunda-feira (5), pelo e-mail nep. 

Por Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde DF