Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/04/20 às 18h25 - Atualizado em 22/04/20 às 19h06

Servidoras da UBS de Nova Colina produzem máscaras e doam a pacientes

Ideia dá atividade a profissionais afastadas por serem do grupo de risco e ajuda pacientes que não encontram máscaras

 

De um lado, profissionais afastados por fazerem parte do grupo de risco para coronavírus. Do outro, pacientes precisando de máscaras de proteção. E no meio disso uma ideia que conseguiu resolver as duas questões: servidoras da Unidade Básica de Saúde 3, de Nova Colina, em Sobradinho, se uniram e passaram a produzir esse artigo para doação.

 

“Como a situação de falta de máscara estava sendo uma realidade, a cirurgiã dentista, Julia de Miranda Seabra Medeiros, que estava afastada por ser do grupo de risco, resolveu começar a fabricar. E com isso, outros servidores foram se mobilizando. Hoje, temos, exclusivas para confecção de máscaras, duas cirurgiãs dentistas, além de outras quatro profissionais que atuam voluntariamente, quando têm tempo disponível”, conta a gerente da unidade, Milene Cristina Espagnoli Bravo.

 

Apenas uma das servidoras tinha habilidade com costura e ensinou aos outros que tiveram interesse. Uma média de 50 máscaras está sendo feita, diariamente. Desde que iniciaram o trabalho, na semana passada, 300 já foram feitas e distribuídas para paciente sintomático respiratório que procura a unidade, conforme o protocolo estabelecido pela Secretaria de Saúde.

 

“As máscaras são confeccionadas com tripla camada e posteriormente esterilizadas em autoclave para fechamento dos poros”, explica Milene Bravo. O material usado na fabricação foi comprado pelos servidores.

 

Texto: Alline Martins, da Agência Saúde

Foto: Divulgação