Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/06/20 às 11h41 - Atualizado em 15/06/20 às 12h17

Servidores criam estações de proteção em tenda de atendimento a Covid-19

COMPARTILHAR

 

Equipamentos na UBS 2 de Santa Maria foram confeccionados com cano, papel filme e plástico

 

GUILHERME PEREIRA, DA AGÊNCIA SAÚDE

 

Fotos: Divulgação/Secretaria de Saúde

Servidores da Unidade Básica de Saúde 2 de Santa Maria usaram da criatividade a fim de equipar a tenda que funciona para atender pacientes suspeitos de Covid-19. Com canos soldáveis e alguns equipamentos de higiene pessoal eles criaram estações de proteção, lavagem e desinfecção para os profissionais de saúde que atendem no espaço.

A tenda é voltada aos moradores de Santa Maria Norte e é destinada aos pacientes com sintomas respiratórios de Covid-19 ou aos sintomáticos encaminhados por outras unidades de saúde para testagem ou coleta de swab, exame feito com cotonete.

 

O acionamento dos dispensers de álcool em gel e sabonete pode ser feito com os pés, sem risco de contaminação. Foi criada também uma espécie de cuba de proteção para os odontólogos que prestam atendimento na tenda. Os aparelhos foram montados por um vigilante da unidade.

 

A demanda surgiu dos médicos e enfermeiros que prestam atendimento aos moradores de Santa Maria. “Essas tendas geralmente não possuem um local para lavar as mãos, daí os servidores tiveram essa ideia e viabilizaram a compra dos equipamentos”, explica Carla Abreu, enfermeira da unidade.

 

Além da criatividade, a união e a solidariedade também foram motores desta ação dos servidores, como explica o supervisor da UBS 2 de Santa Maria, Wendel José. “Todos os materiais que nós usamos fomos nós, os servidores da unidade, que juntamos, fizemos uma vaquinha e compramos os materiais e os equipamentos”, relata Wendel.