Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/08/13 às 22h04 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Servidores da região Centro-Sul do DF participam de capacitação em Diabetes

COMPARTILHAR

Com a preocupação em melhorar o atendimento aos diabéticos, as coordenações de Diabetes da Secretaria de Saúde e as diretorias de atenção primária da região Centro-Sul (Asa Sul, Guará e N. Bandeirante) realizaram uma capacitação nessa quinta e sexta-feira, com carga horária de 20h – 8 horas na modalidade presencial e 12 horas na modalidade à distância.

Todos os centros de saúde da rede pública atendem pacientes com diabetes e durante os últimos dois anos muitos profissionais ingressaram na SES/DF. A realização do curso teve como objetivo reciclar e preparar os profissionais para atuarem na redução da incidência de Diabetes Mellitus no DF, na ampliação do diagnóstico e alcance da meta do indicador “Internação por complicação por Diabetes”.

Além disso, para a coordenação Central de Diabetes, uma melhor atuação de profissionais da atenção primária em saúde contribui para o desenvolvimento das atividades de prevenção e controle da doença, ajudando o paciente diabético no alcance das metas glicêmicas e metabólicas. Com essa meta, ele é capaz de minimizar as complicações crônicas relacionadas à doença.

O curso teve a participação de médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos e odontólogos envolvidos no atendimento ao paciente diabético dos centros de saúde e do programa Estratégia em Saúde da Família (ESF). Durante dois dias, os profissionais tiveram aula sobre rastreamento, diagnóstico, metas terapêuticas, monitoração da doença, com apresentação e discussão de casos clínicos.

Érika Bragança