Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/02/15 às 9h45 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

SES capacita profissionais que realizam atendimentos a fumantes

COMPARTILHAR

Núcleo de Prevenção busca reduzir prevalência de fumantes e tratar o tabagismo

BRASÍLIA (19/2/15) – O Núcleo de Prevenção da Gerência de Câncer/SES/DF realiza, nos dias 24 e 25 de março, curso de capacitação para a abordagem e tratamento de fumantes na Rede de Saúde do DF. O evento ocorrerá no auditório da FEPECS, das 8h às 18h. A inscrição pode ser feita preenchendo a ficha de inscrição e enviando os dados para o e-mail saudetabagismo@gmail.com. Até o dia 20 de março.

De acordo com a assistente social do Núcleo de Prevenção, Maria Suelita de Lima, são aproximadamente 150 profissionais de diversas áreas espalhados pelas regionais de saúde que trabalham no controle do tabagismo. “são enfermeiros, médicos, assistentes sociais, psicólogos, odontólogos, farmacêuticos e nutricionistas. Todos buscando reduzir a incidência do tabagismo e ajudar o fumante a deixar o vício. Portanto, nós temos que capacitá-los para que exerçam um trabalho de excelência”, explica.

Resultados – De acordo com dados divulgados pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico do Ministério da Saúde (VIGITEL/MS), a prevalência de fumantes no DF passou de 16% em 2006 para 10,7% em 2013. “Isso também é fruto do nosso trabalho de conscientização e recuperação do fumante”, comemora Maria Suélita.

Atendimento e tratamento – Para aqueles que desejarem mais informações sobre os tratamentos oferecidos pela SES/DF para fumantes, assim como os cursos disponibilizados aos profissionais da área, o Núcleo de Prevenção e Gerência do Câncer atende nos números 3346.5770/3214-3801/3214.3813.

Ficha de Inscrição: Curso de capacitação e tratamento de fumantes