Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/05/14 às 21h07 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

SES promove Fórum de Cuidados Integrados

Evento buscou abordar as doenças de natureza crônica

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal promoveu, nesta sexta (23), o Fórum de Cuidados Integrados. O evento ocorreu no auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) das 8h às 18h e foi aberto pelo subsecretário de Atenção à Saúde, Roberto Bittencourt. Mais de 150 pessoas compareceram ao evento, dentre elas profissionais e estudantes da área, além da sociedade civil.

Os Cuidados Integrados constituem abordagem aos pacientes no enfrentamento de doenças de natureza crônica. Em vários casos, ocorre a dependência de aparelhos ou de cuidadores para que haja a sobrevivência do indivíduo.

A chefe do Núcleo de Cuidados Paliativos da SES/DF, Giselle de Fátima Silva, fala sobre a importância do fórum para a sociedade civil. “O evento abre espaço para que a população realize trabalhos e discussões em conjunto com os profissionais da área, com o intuito de aprimorar os cuidados paliativos.”
Sobre os cuidados integrados, Giselle afirma que o interesse é prezar pela qualidade de vida dos necessitados. “O objetivo desses cuidados é sempre o alívio dos sintomas e a qualidade de vida para o doente e seus familiares.”

Além de discussões técnicas sobre o assunto, o fórum promoveu conversas sobre ética, espiritualidade e educação. “Entendemos que as discussões dessa natureza também são importantes para a formação do cidadão que presta cuidados integrados”, complementa Giselle.

Para mais informações sobre o evento e sobre os cuidados integrados, a organização do fórum criou um site e uma página no facebook.

Os links seguem abaixo:

Site: https://sites.google.com/site/cuidadosintegrados/bem-vindos
Facebook: https://www.facebook.com/pages/F%C3%B3rum-de-Cuidados-Integrados/740577705966614?ref=hl

 

Por Paulo Cronemberger, da Agência Saúde DF