Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/09/13 às 21h27 - Atualizado em 30/10/18 às 15h07

HRT recebe apoio do SESI em campanha de doação de potes para coleta de leite materno

COMPARTILHAR

O Banco de Leite Humano do Hospital Regional Taguatinga (BLH/HRT), que completa 35 anos nesta sexta-feira (20), acaba de receber o apoio do Serviço Social da Indústria (SESI), que realizará campanha de doação de potes para coleta de leite materno. A iniciativa faz parte do “Projeto Vira-Vida DF”, que será realizado dia 24, no Centro Cultural do SESI de Taguatinga.

Na ação social promovida pelo SESI, os jovens do Projeto serão incentivados a fomentar a importância da doação de leite materno e, principalmente, arrecadarão potes de vidro, com tampa plástica, que serão doados ao banco para coleta do leite.

O BLH/HRT, que se destaca como referência no Brasil e em toda a América Latina e países africanos de língua portuguesa, coleta em média cerca de 200 litros de leite materno por mês, que são destinados, principalmente, aos recém-nascidos internados na UTI Neonatal.

Para a psicóloga do Projeto Vira Vida – DF, Lucyanna da Conceição Miranda, a parceria tem o objetivo de conscientizar a população sobre a reutilização do pote de vidro em prol da doação do leite. “O leite materno é importante para a manutenção da vida. A doação do leite transforma; ressignifica os valores do ser humano, tornando mais bonita a valorização e sentido da própria história. Hoje, com o uso das garrafas pets, as pessoas se esquecem que podem, também, reutilizar o vidro”, afirma

“Estamos honrados com a parceria do SESI-DF, em promover uma ação de sensibilização da doação de potes para armazenamento do leite materno. Agradecemos aos jovens que estão participando da ação, bem como a população que irá doá-los.”, disse o coordenador Geral de Saúde de Taguatinga, Otávio Augusto de Siqueira.

No BLH/HRT, a coleta de leite materno é feita pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), que vai até às residências das doadoras, pelas mães nutrizes (pacientes com bebês internados) e doadoras que estão em fase de amamentação e que vêm diretamente ao banco, de forma espontânea.

Para doar os potes de vidro para o BLH/HRT, basta ligar para o telefone (61) 3352-6900, 3353-1017 ou 160. Outras informações sobre o projeto poderão ser encontradas pelo site: http://www.viravida.org.br/

SAIBA MAIS:
Como preparar o frasco para doação
• Lave um frasco com tampa de plástico (maionese, por exemplo), retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa.
• Coloque o frasco e a tampa em uma panela, cobrindo-os com água.
• Ferva por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.
• Escorra sobre um pano limpo até secar.
• Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa.
• O ideal é deixar vários frascos preparados.

Claudete Nascimento e William Rodriguez