Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/02/15 às 17h48 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Sobradinho II realiza ação contra Dengue

Agentes da Vigilância visitam residências nos próximos dias

BRASÍLIA (23/2/15) – Como parte da estratégia do Governo do Distrito Federal nas Regionais de Saúde para combater a Dengue, chikungunya e febre amarela, as gestões locais começam a traçar ações contra o vetor que transmissor das doenças. A primeira ação será realizada durante esta semana, em Sobradinho II, com visitação dos agentes da vigilância ambiental nas casas dos moradores.

Estas ações ocorrerão mensalmente, sendo que no mês de fevereiro será no Setor de Mansões, Chácara Buritis e Vila Buritizinho de Sobradinho II. Os agentes de saúde e da Vigilância Ambiental farão visitas nas casas dessas localidades com o objetivo de procurar eventuais focos de mosquito, assim como, orientar os moradores no sentido de prevenir o aparecimentos destes focos e em casos específicos promover sua eliminação.

O dia 28 de fevereiro, sábado, será o dia D da campanha, com a concentração de esforços dos agentes de Vigilância Ambiental e de Saúde, no sentido de atuar junto aos moradores que trabalham fora e as casas encontram-se fechadas durante a semana.

O objetivo da campanha é orientar os moradores da região de como combater o vetor da dengue e de outras doenças, como o mosquito Aedes Aegypti. Conforme dados do Núcleo da Vigilância Epidemiológica da Regional de Sobradinho (Nuvep), a área alvo da campanha tem a maior incidência de casos da doença.

Para a Diretora Regional de Atenção Primária a Saúde, Ednamara Filomena dos Santos, as ações traçadas pelo grupo de Gestão do Plano Regional de Prevenção e controle da Dengue (Geiplandengue), à frente da campanha, vem de encontro às necessidades da população de combater a dengue de maneira rápida e eficaz, uma vez que somente com o envolvimento da comunidade as ações terão êxito.

Uma das metas da Geiplandengue é combater os entulhos jogados em terrenos na cidade e que podem ser fonte de criadouro para o mosquito da Dengue. É importante também frisar para a população a importância de procurar a Assistência de Saúde no caso de suspeita de Dengue. Segundo o Nuvep, muitos casos suspeitos da doença não são verificados, o que dificulta a ação da Vigilância Ambiental e da Regional de Ssa para combater a doença.

Cuidados básicos para prevenir a Dengue
Vigilância e higienização em caixas d'agua e reservatórios.
Coloque areia em vasos de plantas, cacos de vidro,
Esvazie garrafas e latas que possam armazenar água
Limpe as calhas, não deixe lixo e água acumulada nas mesmas.
Tampe bem as vasilhas de lixo e os sacos de lixo.

Sintomas da Dengue
Febre alta
Dor atrás dos olhos
Dor no corpo e nas juntas
Prostração (enfraquecimento)
Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo

No caso de Febre acompanhada de dois ou mais desses sintomas, procure o médico imediatamente. É preciso ficar atento também à forma mais grave da doença, dengue hemorrágica, que se caracteriza por vômitos ou diarreia de cor escura.