Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/03/21 às 15h54 - Atualizado em 18/03/21 às 19h14

Superintendente da Região Centro-Sul conta como é sua rotina de trabalho

COMPARTILHAR

Flávia Costa faz a gestão da região de saúde que abrange nove cidades

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

A presença feminina dentro da Secretaria de Saúde e nos cargos de gestão é cada vez maior. Hoje, as mulheres lideram a gestão de quatro, das sete, superintendências de saúde do DF. Flávia Costa é infectologista e comanda a superintendência da Região de Saúde Centro-Sul, responsável pelo Guará, Cidade Estrutural, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Park Way, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA).

 

A médica tem uma rotina de trabalho extensa, que se inicia nas primeiras horas da manhã e não tem hora para acabar, muitas vezes continua em casa. Seu trabalho visa integrar o processo de trabalho de quatro diretorias, sendo elas: de Atenção Primária, de Atenção Especializada, hospitalar e administrativa. O objetivo é atender a demanda da população nos três níveis de assistência: primária, secundária e hospitalar.

 

Flávia Costa é superintendente da Região de Saúde Centro-Sul – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Além disso, Flávia participa de reuniões para definir o trabalho em conjunto com outras superintendências e elabora projetos para servidores e usuários. “É uma tarefa de muita responsabilidade. Mas, é muito gratificante entregar saúde para a população. Trabalhamos para que famílias continuem juntas, apesar de doenças agudas ou crônicas”, destaca.

 

Para a superintendente, é um privilégio trabalhar como gestora da Secretaria de Saúde e saber que seu trabalho, em parceria com as demais regiões de saúde, faz diferença para o Distrito Federal.

 

“Nós, mulheres, somos fortes e inteligentes, temos ótimo potencial para sonhar e concretizar sonhos, sem perder a doçura. A rotina de casa encaixa-se com o trabalho, a gente acostuma a ser multifuncional desde cedo”, avalia.

 

Região Centro-Sul

 

Flávia destaca que além dos atendimentos convencionais, a região de saúde conta com unidades de apoio à Saúde Mental e o Centro Especializado em Diabetes, Hipertensão e Insuficiência Cardíaca (Cedhic). Além de sete projetos de iniciativa da superintendência direcionados aos servidores e pacientes (ex: Mente Sã, Wanda Horta, Comissão de Voluntariado, Música e Terapia).

 

A superintendente conta com um time de mulheres que são seu braço direito na gestão e que dividem seus dias, as quais considera muito especiais. São elas: Andrea Brasil, Ilda Alves, Kely Mourao, Kelly Cristina Leal, Luciana Gonçalves, Maria da Guia, Michele Amaral, Sandra Nakashoji, Valdenice, Wanessa Quixabeira, Zayana, Carine de Cassia, Carmen Costa, Madalena Costa e Silvana Cristina.

 

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: