Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/08/17 às 11h05 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

SVS faz reunião sobre vigilância epidemiológica hospitalar

Evento quer atualizar profissionais sobre novas competências e diretrizes

BRASÍLIA (24/8/17) – Nestas quinta-feira (24) e sexta-feira (25), cerca de 70 profissionais das redes pública e privada de saúde do Distrito Federal devem participar da 1ª Reunião Técnica de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, promovida pela Subsecretaria de Vigilância Sanitária. O objetivo do evento é atualizar os profissionais dos núcleos de vigilância epidemiológica hospitalar, à luz das novas competências e diretrizes estabelecidas pela Secretaria e pelo Ministério da Saúde.

“Com o processo de regionalização feito na saúde, foi estabelecido que todos os hospitais da rede pública tivessem um núcleo de vigilância epidemiológica hospitalar. Até então, tínhamos apenas quatro hospitais com este núcleos e que receberam incentivo financeiro do Ministério da Saúde. Com a mudança, precisaríamos treinar todos os hospitais da rede. Então, levamos a proposta de parceria para o ministério e assim será feita essa reunião”, conta a técnica responsável pela coordenação e organização do evento, Rosa Nancy Urribarri Runzer.

Segundo ela, a implementação de ações de vigilância epidemiológica, realizadas pelos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, aliada à participação dos profissionais que atuam nesses núcleos, aumentam a sensibilidade de detecção de casos de doenças e agravos de notificação, bem como a implantação das medidas de controle no âmbito hospitalar e na comunidade. Os núcleos dos hospitais públicos são responsáveis pelas notificações de 68% a 80% dos casos das Doenças e Agravos de Notificação Compulsória, nas regionais de Saúde do DF onde estão inseridos.

Confira aqui programação.