Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/04/15 às 15h45 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Taguatinga reforça ações no combate à dengue

COMPARTILHAR

Equipe de prevenção e controle recolhem materiais inservíveis

BRASÍLIA (16/4/15) – A coordenação geral de saúde de Taguatinga e o grupo Executivo Intersetorial de Gestão de Prevenção e Controle da Dengue (Geiplandengue) reforçam as ações no combate à dengue na cidade.

Há um mês, o Geiplandengue iniciou os trabalhos de conscientização e eliminação de focos do mosquito (Aedes aegypti) em diversos pontos da cidade. Para realizar as ações de forma eficaz, o grupo adotou estratégias que vão desde o manejo de inservíveis em ambiente hospitalar; visita em residências; atividades educativas em escolas; limpeza da fonte da Praça do Relógio; até fiscalização – de caráter educativo – nos comércios da região.

Preocupada com a proliferação do mosquito, a coordenadora geral de Saúde de Taguatinga Eliene Ancelmo Berg, enfatiza a necessidade de reforçar a sensibilização junto à comunidade. “Temos que seguir firmes e atentos, pois as chuvas estão se intensificando e, com isso, precisamos redobrar a nossa vigilância”.

De março até a presente data, a Vigilância Ambiental já realizou inspeção domiciliar em 156 residências, identificando 01 caso de proliferação do mosquito na QNE 18 e 02 na QNE 20, ambos em Taguatinga Norte. Como medida preventiva, e com resultado das visitas, a vigilância realizou o trabalho de borifação (alternando entre 2 e 3 dias) nas áreas próximas da localização dos casos, e finalizou a ação com a passagem do carro fumacê.

Já o Núcleo de Educação Permanente da Vigilância Ambiental, realizou palestras educativas nas diversas escolas de ensino médio: CEF21; EC54-QSD32; EC45-QNM42; EC02-Vicente Pires e CEF-Vila Areal.

Para a diretora do Centro de Ensino Fundamental/CEF21, localizado na QNL8/30, Maria Regina Rohrer, o trabalho da Geiplandengue reafirmou o compromisso dos adolescentes em ajudar no combate à dengue. “Estamos sempre lembrando aos alunos de como combater o aedes aegypti. As orientações dadas pela Vigilância Ambiental reforçaram o alerta sobre a importância da prevenção aos nossos 337 estudantes, que estão entre o 3º e 7º do período escolar”, ressaltou a professora.

A expectativa do Geiplandengue é que nos próximos meses, período tipicamente chuvoso, a população de Taguatinga continue participando das ações de combate à dengue de forma integrada com o grupo.

GEIPLANDENGUE – O grupo Executivo Intersetorial de Gestão de Prevenção e Controle da Dengue (Geiplandengue) da Regional de Taguatinga é composto por representante da comunidade e do Conselho Regional de Saúde, Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DIRAPS); Núcleo de Vigilância Sanitária; Núcleo de Vigilância Ambiental, Assessoria de Comunicação Social, Ouvidoria e conta com a parceria da Administração de Taguatinga, Administração de Águas Claras e Administração de Vicente Pires. Além da colaboração da AGEFIS, Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Coordenação Regional de Ensino. Todo o gerenciamento dos trabalhos é realizado pela Assessoria Executiva da Coordenação Geral de Saúde de Taguatinga (CGST).