Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/02/13 às 19h06 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Telemedicina acelera atendimento no Recanto das Emas

COMPARTILHAR

Eletrocardiograma com resultado mais rápido

A Telemedicina chegou ao Recanto das Emas com exames eletrocardiogramas cujos laudos ficam prontos em cinco minutos. A tecnologia está sendo utilizada em pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na quadra 400/600 e da Clínica da Família, na quadra 104. Na Clínica da Família, os laudos são recebidos via fax e na UPA, pelo sistema Web, com funcionamento 24horas.

Segundo a gerente da UPA, Cristhiane de Aguiar, a obtenção dos laudos de forma ágil possibilita atendimento nos mesmos moldes, aumentando a resolutividade e as chances de melhora dos pacientes. Para ela, a informação obtida com o exame é essencial e beneficia os pacientes que dão entrada na unidade, assim como as equipes plantonistas, que contam com maior segurança nos diagnósticos.

Com a telemedicina, o eletrocardiograma é gravado por meio de um eletrocardiógrafo portátil em apenas dez segundos. O profissional de saúde telefona para a central de Telemedicina e transmite o sinal gravado no eletrocardiógrafo digital. O exame ECG também pode ser enviado pela internet.

Logo após, a transmissão é decodificada na Central de Telemedicina e gravada em um banco de dados (prontuário eletrônico). Os cardiologistas de plantão analisam o exame e fazem o laudo em poucos minutos. Em seguida o eletrocardiograma com o laudo é enviado imediatamente à UPA ou à Clínica da Família via fax ou é disponibilizado na internet com acesso restrito, para avaliação pelo médico plantonista da UPA ou pelo médico da família, no caso da Clínica.

Arielce Haine