Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/10/12 às 18h33 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Trabalho de prevenção à saúde dos catadores de lixo

Prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças relacionadas

 

O Núcleo do Trabalhador de Populações Vulneráveis – NTPV realiza, junto a Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde –SAPS, projeto de iniciativa pública e privada que visa assegurar o direito a adequadas condições de trabalho e saúde para os catadores de lixo. O Projeto Pró-Catador se insere na promoção da segurança e da saúde dos trabalhadores, bem como na prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças relacionadas a ele.

As ações de promoção à saúde dos trabalhadores são realizadas diretamente junto ao público alvo. Primeiramente é realizada visita ao local de trabalho dos catadores, onde o profissional da Secretaria de Saúde analisa quais são as condições de trabalho e quais riscos o catador está exposto. Depois do levantamento de dados, a equipe do núcleo realiza reuniões intersetoriais que definem quais as estratégias de execução do projeto, sugerindo atividades atrativas de mobilização e de participação da comunidade.

As informações de como solucionar os problemas encontrados são levadas para a Regional de Saúde que cobre a área analisada. Participam do projeto os apoiadores locais (fiscais de áreas), os representantes das associações e das cooperativas para a formação de agentes multiplicadores em saúde. A próxima ação do projeto vai acontecer no dia 20 de outubro, com a intenção de assegurar melhor qualidade de saúde aos trabalhadores da usina de lixo de Ceilândia.

Além disso, o núcleo em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social apoia nos quesitos de saúde o Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil, que tem como objetivo retirar as crianças e adolescentes do trabalho e possibilitar o acesso, a permanência e o bom desempenho de crianças e adolescentes na escola.

Raquel Teixeira