Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/10/19 às 15h41 - Atualizado em 10/10/19 às 15h41

UBS 1 de São Sebastião promove ação sobre câncer

 

 

 

Programação contemplou palestra, dança e sorteio de brindes

 

 

Para reforçar a importância do diagnóstico precoce dos diferentes  tipos de tumores, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 1, de São Sebastião, organizou, nesta quarta-feira (9), uma ação de conscientização com palestras sobre câncer de mama, de colo de útero e saúde da mulher, além de oferecer dança circular, realizar sorteio de brindes e um café da manhã.

 

Participaram aproximadamente 50 mulheres, com idades entre 30 e 60 anos. A atividade foi realizada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e suas equipes. Os profissionais ensinaram a forma correta de realizar o autoexame das mamas. Para isso, usaram uma réplica de uma mama.

 

“Foi um momento voltado para a saúde da mulher, reforçando o vínculo com a comunidade e relembrando que a saúde não é apenas a ausência de doença, mas o bem-estar físico, mental e social, e devemos buscá-la todos os dias”, ressalta a gerente de Serviços de Atenção Primária (GSAP) 1 de São Sebastião, Simone Fátima Silva Maciez.

 

Excepcionalmente, neste mês de outubro, as unidades básicas de saúde e as policlínicas estarão de portas abertas para receber as mulheres e realizar exames preventivos e mamografias.

 

Alline Martins, da Agência Saúde

Arte: Rafael Ottoni/Saúde-DF