Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/07/19 às 11h25 - Atualizado em 23/07/19 às 11h56

UBS 1 de Vicente Pires abre terceiro consultório odontológico neste ano

Consultórios atendem pacientes agendados e urgências

 

Para aumentar a assistência ao cidadão, a Secretaria de Saúde abriu um novo consultório odontológico na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Vicente Pires. Em funcionamento desde segunda-feira (22), o consultório se soma aos outros dois já em operação desde o mês de abril e representa um esforço da superintendência da Região de Saúde Sudoeste para reforçar os serviços prestados à população.

 

De acordo com a gerente da unidade, Andrezza Gomes Correia Araújo, esta era uma providência muito aguardada pela comunidade. “A população de Vicente Pires solicitava o serviço de Odontologia e, após o início da atividade, observamos que existia uma grande carência e a necessidade de cuidar das bocas das crianças da cidade. Desde abril, já atendemos mais de 500 usuários e, com mais um consultório, teremos uma cobertura maior da população”, justificou.

 

O atendimento odontológico, dentro da Estratégia Saúde da Família, visa à prevenção e ao tratamento de doenças que acometem a boca e irão refletir na saúde geral dos indivíduos, pois muitas doenças podem ser evitadas ou controladas por meio de uma boa saúde bucal, lembrou Andrezza.

 

IMPORTÂNCIA – Para a superintendente da Região de Saúde Sudoeste, Lucilene Florêncio, “proporcionar o acesso ao tratamento odontológico é indispensável para a concretização da assistência integral à saúde, no âmbito da Atenção Primária à Saúde do DF. Queremos garantir o acesso e o acolhimento de toda a comunidade, garantindo qualidade e resolutividade nos serviços, procurando também integrar a saúde bucal às práticas de saúde coletiva”, enfatizou.

 

Como gerente da unidade, Andrezza destaca o trabalho e o empenho coletivo dos agentes de saúde da região para concretizar a implantação do atendimento odontológico em Vicente Pires. “Nossos consultórios foram abertos com o auxílio e a luta da nossa superintendente, Lucilene, e do nosso diretor da Atenção Primária, Rodrigo (Miranda)”, lembrou a gerente.

 

Na avaliação de Andrezza, “esta gestão fez tudo que estava ao seu alcance para implantar o serviço.  E quero destacar a equipe maravilhosa de odontólogos e seus técnicos de higiene bucal, que nos auxiliaram a montar as salas e atuam, hoje, de maneira humana e acolhedora, recendo todos os nossos usuários”, finalizou.

 

 

Josiane Canterle, da Agência Saúde