Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/02/20 às 13h50 - Atualizado em 19/02/20 às 14h30

UBS 2 de Brazlândia realiza ações educativas em saúde bucal

Palestras orientam crianças e pais sobre os cuidados com a higiene da boca

 

A unidade básica de saúde (UBS) nº 2 de Brazlândia realiza, uma vez por semana, palestras sobre prevenção em saúde bucal para crianças de 0 a 6 anos, a chamada primeira infância.

 

Nas ações educativas, uma equipe formada por um dentista, um técnico de higiene dental e quatros estagiários abordam temas como cárie dentária, influência da má alimentação no surgimento de doenças bucais, importância da higienização correta dos dentes e patologias que afetam a boca.

 

Além da palestra, somente neste mês, cerca de 100 crianças foram acolhidas e passaram por uma primeira avaliação odontológica. “A ideia não é só a promoção dos cuidados necessários a uma boa saúde bucal, mas também permitir que a comunidade tenha acesso a informações sobre saúde”, explica Ana Cláudia, gerente da UBS nº 2.

 

No encerramento das atividades lúdicas são distribuídos kits contendo escova de dentes e creme dental. “Esse tipo de ação serve como ferramenta para aproximar a população dos serviços oferecidos pela unidade. Muitas famílias desconhecem que nossa UBS conta com um serviço de odontologia”, exemplifica a gestora.

 

Texto: Percy Souza

Imagens: Divulgação