Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/08/19 às 11h44 - Atualizado em 19/08/19 às 16h57

UBS 2 do Itapoã realiza ação de saúde para homens acima de 18 anos

O objetivo foi conscientizar para a prevenção de doenças como a sífilis

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal realizou, na sexta-feira (16), uma atividade para conscientizar os homens maiores de 18 anos, moradores do Itapoã, sobre a importância de se prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como a sífilis, e do uso de preservativos. O evento aconteceu no Restaurante Comunitário do Itapoã, no horário do almoço, quando os profissionais de saúde realizaram testes rápidos para sífilis e HIV, aferição da pressão arterial, cálculo do índice de massa corporal (IMC), orientações sobre doenças como a hipertensão, obesidade, infecções sexualmente transmissíveis (IST), informações sobre alimentação saudável, entre outros.

 

De acordo com a agente comunitária de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 do Itapoã, Márcia Neves, “o evento foi importante para a comunidade, visto que o Brasil está vivendo uma epidemia de sífilis”. Ela lembrou que o Restaurante Comunitário do Itapoã é um espaço reconhecido pela comunidade, com grande transito de pessoas, “o que possibilita a interação entre o serviço de saúde e as pessoas que passam por ali”.

 

Segundo Márcia Neves, abordar a prevenção da doença e promover a saúde na comunidade “é uma das potencialidades da Estratégia Saúde da Família”.

 

A ação foi planejada pela Equipe 2 da UBS 2 do Itapoã, localizada ao lado do restaurante comunitário. A escolha do tema foi em alusão ao dia e mês dos pais. A escolha do restaurante comunitário foi estratégica para esta ação, já que, na sexta-feira, o restaurante fornece 1.200 refeições, sendo um local de grande concentração masculina.

 

O espaço do refeitório foi cedido para a ação, além de duas salas internas para os atendimentos individuais. Jose Nivaldo dos Santos, atendido durante a ação, conta que foi muito bem acolhido e diz que gostou de toda a ação: “Iniciativas como essa devem ter continuidade. Eu participo de todas as ações disponibilizadas pela Secretaria de Saúde para a população e ações como essa são muito importantes para a comunidade”.

 

EQUIPE – Participaram do evento três técnicas de Enfermagem, três enfermeiras, uma médica de Família e Comunidade, três agentes comunitários de saúde e 16 alunos internos da Medicina da Universidade de Brasília (UNB).

 

O objetivo foi conscientizar os homens do Itapoã sobre a importância da prevenção das IST e do uso de preservativos; captar usuários que não frequentam as unidades de saúde para rastreio de comorbidades, acompanhamento e orientações de saúde; informar a comunidade sobre a realização de testes rápidos para sífilis no local e outros nas unidades básicas de saúde UBS); divulgar que a sífilis tem cura e o tratamento pode ser feito nas UBS; orientar os homens para a importância da alimentação saudável; abordar a  prevenção e o manejo da hipertensão e da obesidade nas unidades básicas.

 

Da Agência Saúde

Foto: Divulgação/Saúde-DF