Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/04/20 às 13h40 - Atualizado em 18/04/20 às 9h11

UBS 2 do Recanto das Emas utiliza canal de atendimento à distância

COMPARTILHAR

Unidade já atendeu cerca de 300 pacientes pelo novo sistema

 

Cerca de 300 pacientes da Unidade Básica de Saúde 2 do Recanto das Emas já utilizaram o canal de atendimento à distância, implantado pelos servidores do local. A iniciativa tem sido bem aceita e gerado satisfação na comunidade, conforme constado em pesquisa de satisfação feita ao final de cada atendimento.

 

De acordo com a gerente da UBS, Rogéria Kelly Lima, o projeto do canal de atendimento já existia mesmo antes da pandemia do coronavírus. No entanto, foi acelerado e colocado em prática no dia 24 de março para evitar a aglomeração de pessoas dentro da unidade.

 

“Utilizamos preferencialmente o WhasApp como ferramenta de apoio e um endereço de e-mail. O contato telefônico é realizado somente em casos específicos quando não conseguimos solucionar via WhatsApp. Para aqueles pacientes cujo telefone não possui o aplicativo, continuamos com o atendimento tradicional, ou seja, pessoalmente”, explica.

 

Uma vez que o paciente não precisa comparecer à UBS para fazer os serviços de regulação, bem como adquirir seu cartão do SUS, o fluxo de pessoas na Unidade diminui, evitando aglomerações.

 

Através do canal são realizados os seguintes atendimentos: cadastros em geral de pacientes no SUS; atualizações de endereço e telefone no Cadastro SUS (CADSUS); agendamento da regulação, consultas e procedimentos; e envio de autorizações e do cartão do SUS.

 

“Visando o combate à pandemia, o uso desta ferramenta evita o possível contágio do usuário e do servidor pelo manuseio de documentos e objetos, pois todos os documentos são enviados pelo WhatsApp ou via e-mail e respondidos também por meio dessas ferramentas de trabalho”, frisa a gerente da UBS 2 do Recanto das Emas.

 

Os servidores que trabalham com Cadastro do SUS e sistema de Regulação são os idealizadores juntamente com a Gerência da unidade. Todos estão satisfeitos com a resposta positiva dos usuários.

 

FUNCIONAMENTO – O usuário envia sua demanda via WhatsApp. O servidor responsável pelo atendimento recebe a demanda e solicita a foto dos documentos necessários para o atendimento. Em seguida, depois de realizado o serviço, é enviada uma pesquisa de satisfação para obter um feedback do usuário.

 

As ferramentas utilizadas pelo servidor para o atendimento são: celular com WhatsApp, exclusivo para esse serviço; computador da Secretaria de Saúde com acesso ao WhatsApp web, além dos sistemas da Secretaria de Saúde (CADSUS WEB, SISREG, entre outros).

 

Jurana Lopes, da Agência Saúde

Foto: Divulgação/Saúde DF