Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/04/20 às 12h15 - Atualizado em 27/04/20 às 15h28

UBS 4 do Recanto das Emas recebe desinfecção diariamente

Limpeza constante visa combater a proliferação da Covid-19 e dar mais segurança aos profissionais de saúde

 

Com o objetivo de manter o local de trabalho totalmente desinfectado, um servidor da Unidade Básica de Saúde 4 do Recanto das Emas faz a limpeza da UBS diariamente. A ação é parte das medidas de enfrentamento do coronavírus.

 

“A sala utilizada para atender pacientes com suspeita de Covid-19 é limpa todos os dias. Nos outros ambientes, a desinfecção é feita três vezes por semana e nas salas menos usadas, uma vez por semana”, explica a gerente de serviços da UBS 4 do Recanto das Emas, Rosemary Padilha.

 

Durante as ações de desinfecção, o servidor utiliza todos equipamentos de proteção individual (EPIs) e limpa chão, paredes, corrimãos e todas as superfícies com um borrifador cheio de hipoclorito de sódio. Além da limpeza interna, a área externa também é higienizada constantemente.

 

“A desinfecção virou rotina na nossa UBS, tanto que até a comunidade tem ajudado com a doação do hipoclorito de sódio e os servidores se sentem muito mais seguros para trabalhar, tanto que não temos nenhum afastamento desde a pandemia”, conta a gerente da unidade.

 

Segundo Rosemary, o servidor da odontologia decidiu dedicar esse tempo após a UBS passar por uma ação de limpeza externa. Ele tirou as dúvidas e pediu informações sobre o que poderia ser utilizado no interior da unidade. Desde então, realiza a higienização constantemente.

 

Texto: Jurana Lopes, da Agência Saúde
Fotos: Divulgação