Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/01/20 às 18h54 - Atualizado em 22/01/20 às 11h15

UBS do Riacho Fundo cria grupo para ajudar pessoas com sobrepeso

COMPARTILHAR

A iniciativa só foi possível após a adoção do horário estendido na unidade

 

Profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1, do Riacho Fundo 1, criaram um grupo para promover a perda de peso de forma saudável para os pacientes da unidade. O Grupo Viver Mais Leve oferece aos pacientes a busca e a prática de um estilo de vida mais saudável no horário estendido de atendimento da unidade de saúde.

 

“A incidência do sobrepeso e da obesidade tem crescido muito nas últimas décadas. A obesidade é responsável por doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, articulares e depressão. Neste sentido, é fundamental a implementação de ações que busquem reduzir o crescimento do sobrepeso e da obesidade”, destaca o nutricionista da UBS 1, Fábio Pires.

 

O grupo Viver Mais Leve teve início no segundo semestre de 2019 e já conta com 40 pacientes. As atividades são voltadas para adultos com sobrepeso e obesidade, com ou sem doenças associadas.

 

Nos encontros, os pacientes recebem orientações de vários profissionais como nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo, trocam experiências entre eles e dão seu testemunho incentivando uns aos outros.

 

“Esse trabalho ajuda demais. Com as terapias estou bem mais leve, perdi muito peso e me surpreendo com o novo corpo que venho ganhando a cada dia”, destaca o aposentado, Francisco de Assis Pires, de 62 anos.

 

O grupo se reúne uma vez por mês para estimular a prática de atividade física, orientar sobre a alimentação saudável, e trabalhar as questões da ansiedade e compulsão alimentar. A próxima reunião acontecerá no dia 29 de janeiro.

 

“Uma vez inserido no grupo, o indivíduo participara de uma jornada de 12 meses, tendo como uma das metas a redução de seu peso de 5 a 10% no primeiro semestre”, pontua o nutricionista Fábio.

 

Para participar do grupo é preciso ser morador do Riacho Fundo I, procurar a equipe de saúde da família, de referência do usuário e informar que deseja participar do Grupo Viver Mais Leve. Um novo grupo, com integrantes encaminhados pelas equipes, terá início no dia 31 de janeiro.

 

Nivania Ramos, da Agência Saúde

Fotos: Divulgação/Saúde-DF