Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/10/19 às 11h57 - Atualizado em 24/10/19 às 11h58

UBS estão mobilizadas para a prevenção ao câncer de mama

COMPARTILHAR

 

 

Mulheres devem buscar a unidade mais próxima de casa

 

A mamografia de rotina é recomendada para as mulheres de 50 a 69 anos, a ser realizada a cada dois anos. Para anteder a esta faixa etária e às demais mulheres que queiram manter os cuidados preventivos da saúde feminina, as unidades básicas de saúde (UBS) estão mobilizadas durante todo o Outubro Rosa e oferecem o exame Papanicolau, bem como o encaminhamento para a mamografia.

 

Além do atendimento relacionado a esses dois exames, as pacientes também podem participar de palestras, fazer testes rápidos, receber orientações sobre o autoexame, dentre outras atividades, conforme a programação de cada unidade.

 

Na Unidade Básica de Saúde nº 1 de Águas Claras, por exemplo, na próxima sexta-feira (25) será um dia especial, dedicado às mulheres. “Nós faremos o acolhimento, o atendimento, uma ação preventiva para ensinar o autocuidado e a coleta citopatológica. A mulher vai passar por todos os serviços, desde o acolhimento inicial, a Odontologia, a prevenção e a solicitação de exames como a mamografia”, explicou a gerente da unidade, Núbia dos Passos.

 

ATUAÇÃO  No Distrito Federal, não há fila de espera para a realização de mamografias. Atualmente, a Secretaria de Saúde oferta quase 3 mil vagas do exame por mês. Todas as regiões de saúde dispõem de mamógrafos, algumas até com mais de um aparelho, com capacidade para receber todas as mulheres alvo da campanha.

 

Excepcionalmente, durante este mês, a mulher pode ser acolhida em qualquer UBS ou policlínica, independentemente de onde resida. Cada paciente que passar por consulta terá o retorno agendado e os encaminhamentos garantidos. A expectativa é de realizar 100 mil atendimentos.

 

Da Agência Saúde

Foto: Mariana Raphael/Saúde-DF

Arte: Rafael Ottoni/Saúde-DF