Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/01/20 às 10h11 - Atualizado em 10/01/20 às 12h52

UBS promove palestras para beneficiários do Bolsa Família

Foram abordados temas como nutrição, atividade física e planejamento familiar

 

Mais de 40 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família (PBF) participaram, na noite desta quarta-feira (8), de palestras promovidas pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Riacho Fundo I. O objetivo foi informar sobre nutrição, atividade física, planejamento familiar, além de temas práticos que facilitem a relação deles com a unidade.

 

“Foram mais de 100 contatos telefônicos feitos pela assistente social para que a atividade pudesse acontecer e a receptividade foi muito boa. A ideia é fazê-los conhecer mais os serviços da unidade, para trabalharmos com o público sobre prevenção e promoção da saúde”, afirmou o gerente da UBS 1 do Riacho Fundo I, André Luiz Dias.

 

Nesta primeira atividade o gerente falou sobre como funciona a Estratégia Saúde da Família, a importância da atualização dos dados cadastrais do usuário, como fazer o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e marcar consultas, entre outros assuntos.

 

“Todo ano ligamos para os beneficiários do Bolsa Família para procurarem a unidade e passarem pelas condicionalidades impostas pelo programa, como a pesagem das crianças. Mas agora decidimos fazer diferente, chamando eles também para abordar assuntos específicos. Estamos pensando em tratar de temas diferentes a cada 15 dias”, explicou o gerente.

 

No caso da nutrição, discutiram a importância de uma alimentação saudável e como isso pode ser implementado na rotina diária de cada família presente. A ideia é prevenir problemas de saúde como a obesidade infantil. “E também mostrar que é possível se nutrir bem com poucos recursos”, completou André Luiz.

 

Após isso, com o auxílio dos profissionais escalados no turno da noite, foram captadas as informações das famílias presentes para atualização do Sistema do Bolsa Família.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde

Foto: Divulgação/Saúde-DF