Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/11/20 às 11h29 - Atualizado em 16/11/20 às 11h35

UBSs do Gama e Santa Maria promovem ações voltadas à Saúde do Homem

Estão previstas atividades educativas e preventivas no combate ao câncer de próstata

 

LEANDRO CIPRIANO

 

Foto: Divulgação

 

As unidades básicas de saúde (UBSs) da Região de Saúde Sul, que engloba Gama e Santa Maria, iniciaram as ações da campanha Novembro Azul para alertar sobre os cuidados com a saúde do homem. Ao longo de todo o mês, atividades educativas e preventivas serão feitas para reforçar o combate contra o câncer de próstata, com orientações e encaminhamentos para exames.

 

O objetivo é alertar, especialmente, a faixa etária daqueles com mais de 50 anos, sobre a importância da prevenção e do autocuidado. Nas unidades, os homens têm acesso a aferição da pressão arterial, da glicemia e ainda podem receber o encaminhamento para o exame de PSA, que detecta alterações na próstata, sendo usado para rastrear este tipo de câncer.

 

Nas UBSs 2 de Santa Maria e 5 do Gama, por exemplo, os espaços já foram decorados com balões e fitas azuis para receber a população, com entrega de folders e doces como lembrança para os pacientes. As equipes de saúde prestaram atendimentos e promoveram palestras para sensibilizar os homens sobre a importância de prevenir o câncer de próstata.

 

Foto: Divulgação

 

Já na UBS 4 de Santa Maria, o espaço foi decorado com balões e avisos como “Homem também se cuida”. A expectativa é que, a partir da próxima semana, comece a fazer atividades voltadas a saúde do homem, realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e nos sábados, das 7h ao meio-dia. Entre elas, palestras, cursos, atualização do cartão de vacina, testes rápidos, avaliação odontológica e rodas de conversas.

 

“A ideia é que todas as UBSs da Região Sul façam ações para orientar e promover atividades preventivas. Todos estão motivados com o Novembro Azul. Apesar de alguns atendimentos terem sido reduzidos por conta da pandemia, não foram paralisados”, explicou Gisele Garcez, gerente das Áreas Programáticas da Diretoria de Atenção Primária da Região Sul.

 

Para fazer os atendimentos, todas as medidas de segurança contra a Covid-19 estão sendo tomadas, conforme os protocolos vigentes. Para entrar na unidade é necessário o uso de máscara e em todo paciente será feita uma triagem, com oferta de álcool em gel para desinfecção das mãos.