Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/05/18 às 19h13 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

UBS e farmácias voltam a funcionar nessa terça-feira (29)

UBSs voltam a funcionar nesta terça-feira (29). Foto: Matheus Oliveira

 

 

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as consultas ambulatoriais em hospitais e policlínicas e os serviços das farmácias do componente especializado voltam a funcionar normalmente nesta terça-feira (29).

 

O Samu, que funcionava de maneira restrita a emergências, também restabelecerá seu funcionamento completo, exceto para transporte eletivo de pacientes entre hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (Upas).

 

A decisão foi tomada pelos gestores da Secretaria de Saúde, após reunião realizada nesta segunda-feira (28).

 

Dentro do realinhamento do Plano de Contingência, porém, permanecem suspensas todas as cirurgias e procedimentos programados em blocos cirúrgicos, no intuito de otimizar o uso de insumos para urgências e emergências, diante da possível insuficiência dos estoques até que se dê a normalização do abastecimento.

 

Também não será feito transporte de pacientes para a realização de exames, exceto os de urgência.

 

Somente as cirurgias e procedimentos do Instituto Hospital de Base serão realizados normalmente.

 

Também ficou determinado que os superintendentes das regiões de Saúde deverão otimizar a força de trabalho, podendo remanejar servidores entre as unidades, de modo a garantir o melhor nível possível de assistência à população.

 

O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, e os superintendentes das regiões de saúde se reunirão diariamente para avaliar a mudança na situação, a continuação destas medidas ou a implementação de novas medidas.

 

Uma nova avaliação do Plano de Contingência será feita na quarta-feira (30).

 

Confira íntegra do documento.

 

Texto: Da Agência Saúde