Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/10/16 às 20h30 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Unidade de Pediatria do HRAN recebe doação de brinquedos

A surpresa alegrou as crianças internadas

BRASÍLIA (27/10/16) – A ONG Amigos da Vida, em parceria com a Universidade Paulista (UNIP), fez uma doação de brinquedos às 19 crianças internadas na Unidade de Pediatria do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). A iniciativa, realizada nesta quarta-feira (26), foi para celebrar o Dia das Crianças comemorado em 12 de outubro.

A ONG Amigos da Vida foi escolhida para parceria com a UNIP por desenvolver diversos projetos na rede pública hospitalar. No HRAN, a Organização implantou a brinquedoteca, onde funciona a Classe Escolar, que oferece ensino às crianças internadas em faixa-etária escolar. Já para as outras, que ainda não frequentam a escola, é oferecido o atendimento lúdico com brinquedos pedagógicos.

PROGRAMA – O objetivo do atendimento educacional hospitalar é garantir a continuidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e jovens que estejam internados. Neste caso, o currículo é flexibilizado e adaptado com o intuito de favorecer o retorno e a adequada integração dos alunos ao ambiente escolar correspondente, como parte do direito à atenção integral.

O convênio que administra o funcionamento das Classes Hospitalares, realizado entre as Secretarias de Educação e de Saúde, existe no Distrito Federal há mais de 40 anos.

Segundo a professora e responsável pelo atendimento na Classe Hospitalar do Hran, Caren Sarres, o trabalho desenvolvido na unidade demonstra aspectos positivos em relação à internação da criança. “Vários aspectos podem ser observados, como diminuição do tempo de hospitalização da criança, melhor aceitação dos procedimentos durante à internação, entre outros”, explica.

Ela acrescenta que o fato de a criança caminhar e ser motivada a sair do leito, em algumas patologias, como por exemplo, a pneumonia, ajuda no processo de tratamento e recuperação da criança.