Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/03/13 às 20h11 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Unidade Mista de Taguatinga recomeça atendimento do Climatério

COMPARTILHAR

Serviço volta a funcionar segunda-feira (11)

O atendimento no Programa de Climatério da Unidade Mista de Saúde de Taguatinga (UMST) será retomado nesta segunda-feira (11), após um ano e meio desativado. O objetivo do novo serviço é atender as pacientes na faixa etária entre 45 a 65 anos, que estejam no período da menopausa precoce ou que serão submetidas à histerectomia (retirada do útero).

Para ter acesso ao serviço, a paciente deverá procurar um centro de saúde em Taguatinga, mais próximo à sua residência, onde será atendida por um ginecologista ou clínico. Na avaliação clínica, o profissional encaminhará a paciente à UMST, que realizará a marcação da consulta no Programa do Climatério.

O climatério é a fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários.

No Dia Internacional da Mulher, a UMST inaugurou a Sala de Atendimento à Mulher. Este espaço é destinado ao atendimento do climatério e servirá, também, para atender as gestantes-adolescentes estão inseridas no programa de Ambulatório dos Adolescentes de Taguatinga/AADOT que necessitarem de acompanhamento no pré-natal.

Claudete Nascimento