Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/11/14 às 12h38 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Saúde realiza diversas ações no Dia Mundial contra a AIDS

Entre as atividades, há eventos abertos à população

 

 

BRASÍLIA (01/12/14) –Para celebrar ao Dia Mundial contra a AIDS, a Unidade Mista da Asa Sul (UMS) realiza hoje, (1º), a partir das 8h30, evento de conscientização sobre a doença. Toda a comunidade está convidada a participar.

 

Faz parte da programação uma mesa redonda com o tema “Avanços e Desafios de Viver com HIV/AIDS na atualidade”, que contará com a participação da Gerência de DST/AIDS da Secretaria de Saúde e de outros profissionais da Coordenação de Saúde da Asa Sul, da UMS e de movimentos sociais de HIV/AIDS (Cidadãs Positivas, RNP, Grupo Arco-Íris e Vida Positiva). Ao fim do debate, será servido um café da manhã.

 

Outra atividade em alusão à data será o painel “Sexualidade, Juventude e AIDS: Vamos Conversar?”, um encontro entre jovens de ensino médio, universitários, pesquisadores, profissionais de saúde e da sociedade civil para discutir sexualidade e prevenção das DSTs.

 

O painel será realizado no auditório da Fiocruz, às 9h30, tendo como convidado especial Jairo Bouer, médico e comunicador na área de saúde.

 

 

Em Planaltina, de hoje até dia 3 de dezembro, profissionais de saúde do Hospital Regional vão realizar testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatite B e C. O público alvo são tanto a população que estiver aguardando atendimento no pronto-socorro, como servidores da regional. 

 

 

 

Já no Guará, o foco hoje são os jovens e adultos. Por isso, profissionais do centro de Saúde n° 2 da cidade vão distribuir preservativos no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 1 da Estrutural a partir das 19 horas. Os alunos vão poder saber mais sobre as DSTs e sobre a importância do uso dos preservativos para evitar essas doenças.

 

Já as Gerências de Saúde no Sistema Prisional e de DST/Aids, ambas da SES/DF, realizarão uma ação voltada a todos os profissionais das unidades prisionais e àquelas pessoas privadas de liberdade do Centro de Detenção Provisória. Serão oferecidas testagens rápidas para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A ação será realizada das 9h às 16h e vai até segunda-feira (08).

 

Semana Distrital

 

Em Brasília, de 24 de novembro a 1º de dezembro, está sendo realizada a Semana Distrital de Prevenção de DSTs, para alertar sobre os perigos das doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a AIDS.

O foco principal são os jovens do sexo masculino por serem os maiores portadores de DSTs, especialmente AIDS, já que 37% dos casos da doença em Brasília são de jovens entre 15 e 29 anos. Além disso, homens contraem AIDS/HIV quatro vezes mais do que mulheres no Distrito Federal, enquanto a média nacional é de dois casos masculinos para cada caso feminino.

De 2008 a 2013, foram notificados 3.050 casos novos de AIDS no DF. Com estes enfermos, já se somam mais de 9.450 casos registrados desde 1985.  Em 2013, foram notificados 558 doentes novos, com uma taxa de incidência de aproximadamente 20 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

 

A Secretaria de Saúde tem nove serviços de referência de tratamento, além de um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) na Rodoviária do Plano Piloto. Segundo Sérgio D’Ávila, gerente de DST/AIDS, “o tratamento precoce garante ao portador do HIV qualidade de vida, diminuindo os riscos de adoecer, e também contribui enormemente na prevenção, reduzindo as chances do vírus ser transmitido”.

 

Locais de atendimento

Centro de Saúde 11 da Asa Norte

Unidade Mista de Saúde da Asa Sul (508)

Unidade Mista de Saúde de Taguatinga

Centro de Saúde 1 de Planaltina

Ambulatório do Hospital Universitário de Brasília (HUB)

Ambulatório do Hospital Regional de Ceilândia  (HRC)

Centro de Saúde 1 de Sobradinho

Centro de Saúde 2 do Guará

Centro de Saúde 5 do Gama