Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/11/19 às 13h40 - Atualizado em 22/11/19 às 13h44

Unidade promove atividades de saúde para integrar população

COMPARTILHAR

Teve dança, práticas integrativas e plantio de árvores na UBS 4 de Planaltina

 

Mais de 100 pessoas participaram, nesta sexta-feira (22), das atividades promovidas no 1º Encontro de Integração Saúde e Comunidade, realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) 4 de Planaltina. O evento contou com Práticas Integrativas em Saúde (PIS), como automassagem e yoga, além de forroterapia, zumba e plantio de árvores na nova horta comunitária da unidade.

 

“O objetivo do evento é promover a integração dos profissionais da UBS com a comunidade. Com o lançamento da horta, também queremos estimular a alimentação mais saudável e as práticas de saúde”, afirmou a gerente da UBS 4 de Planaltina, Soraia Jardim.

 

Parte da horta comunitária já foi iniciada pela população e os servidores. Uma nova etapa deve ser feita pelos próprios usuários da unidade. “A ideia é que a comunidade coloque a mão na massa e continue o trabalho. Mexer na horta é, por si só, uma atividade terapêutica”, ressaltou a gerente.

 

O evento foi idealizado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Planaltina. A ação também recebeu o apoio do Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis) da Secretaria de Saúde e de outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), entre eles, Emater, Embrapa, BRB e Administração Regional de Planaltina.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Divulgação/Saúde-DF