Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/10/19 às 15h20 - Atualizado em 11/10/19 às 8h13

Unidades básicas de saúde promovem festas pelo Dia das Crianças

Houve muita diversão e atendimentos de saúde bucal

 

O Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, chegou mais cedo para os pequenos atendidos pelas equipes das unidades básicas de saúde (UBS) 2, de Santa Maria, e 1, da Estrutural.

 

Em Santa Maria Norte, a equipe de saúde organizou, nesta quinta-feira (10), atividades como aferição de peso e altura das crianças beneficiárias do Bolsa Família, palestras sobre alimentação saudável, direitos sociais e saúde bucal, além de brinquedos como piscina de bolinhas, pula-pula, doces, palhaços e música.

 

“O evento é uma oportunidade de acompanhar mais de perto o desenvolvimento das crianças que atendemos, oferecendo orientações de saúde e esclarecimentos aos familiares dos pacientes presentes”, afirmou o supervisor de Serviços da Atenção Primária da UBS 2 de Santa Maria, Wendel Araújo.

 

Já na Estrutural, a festa foi organizada pelos agentes comunitários de saúde (ACS), e demais servidores da unidade. O evento contou também com piscina de bolinhas, pula-pula, além de cineminha, doação de brinquedos e roupas, e atendimentos voltados à saúde bucal.

 

“Aproveitamos para ensinar a escovar os dentes e orientamos sobre como usar o fio dental. No término da festa, todos saíram com um kit de escovação”, explicou a gerente de Serviços da Atenção Primária da UBS 1 da Estrutural, Silene Marinho.

 

Segundo ela, a ideia principal do evento foi proporcionar um momento de lazer para as crianças em vulnerabilidade social e fortalecer os vínculos entre a equipe e a comunidade. “Na Estrutural, a maior parte da população é composta por mulheres e crianças. Com as brincadeiras e a festa, conseguimos nos aproximar mais da comunidade e trabalhar esse vínculo com os pacientes”, contou a gerente.

 

Da Agência Saúde
Fotos: Divulgação/Saúde-DF