Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/02/13 às 19h26 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

UPA do Recanto capacita profissionais

COMPARTILHAR

Treinamento para aperfeiçoar acolhimento

Os técnicos administrativos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recanto das Emas participaram nessa quarta-feira (20) da segunda turma do Workshop em busca de um atendimento de excelência. O encontro, que reuniu em duas turmas os profissionais que atuam no balcão da UPA e em postos administrativos, teve como objetivo melhorar e aperfeiçoar a comunicação entre os usuários e as unidades de saúde da Coordenação Geral.

A gerente da UPA do Recanto, Cristhiane de Aguiar, explica que a iniciativa visa aprimorar ainda mais o acolhimento do paciente. “Às vezes um olhar de compreensão, uma palavra gentil ou um gesto de carinho valem muito mais do que qualquer outro atendimento que já está implícito no serviço de saúde. É por isso que estamos treinando o técnico administrativo, a quem o paciente se dirige em primeiro lugar dentro da unidade”, aponta.

A médica Cristhiane falou sobre a missão do Sistema Único de Saúde (SUS), ressaltou que o sistema ainda está em construção e que a sua total implementação depende do bom trabalho e iniciativa por parte do servidor. “Cada um de nós é um gestor do seu trabalho. Não é preciso que o gestor diga ao servidor o que ele tem que fazer a partir do momento em que cada um compreenda a sua função”, orientou.

Temas que muitas vezes parecem banais, mas que são considerados de suma importância para um bom atendimento fizeram parte do workshop, no auditório da Clínica da Família do Recanto das Emas. A facilitadora do projeto, Cristiani Mendes, revela que o paciente “ tudo percebe e tudo vê dentro do serviço de saúde”. Daí a importância de um comportamento que esteja de acordo com os padrões de uma instituição.

Relações e brincadeiras entre os colegas, uso do celular, alimentação no ambiente de trabalho, maquiagem, maneira de se vestir e a quem o servidor deve se dirigir em caso de dúvidas relativas ao trabalho também foram alguns dos temas que foram discutidos durante encontro, que será estendido posteriormente aos técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, até compor toda a equipe de atendimento.

Arielce Haine