Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/11/13 às 17h05 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

V Simpósio de Ética em Pesquisa em Seres Humanos

COMPARTILHAR

Encontro discutirá Resolução que regulamenta pesquisas em seres humanos no Brasil

Manter os pesquisadores e membros relacionados à ética e a pesquisa em saúde informados e atualizados é um dos objetivos do V Simpósio de Ética em Pesquisa em Seres Humanos – “A Ética e a Pesquisa em Saúde” – promovido pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (CEP/Fepecs), no dia 25 de novembro, no auditório da Fundação, das 8h às 18h.

“O encontro acontece anualmente e possibilita a uniformização da avaliação ética entre os Comitês de Ética em Pesquisa do DF. Este ano a discussão destaque é a questão da nova Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, que regulamenta pesquisas em seres humanos no Brasil. O Simpósio possibilita um debate mais abrangente sobre o assunto”, declara o coordenador do CEP, Luiz Salinas.
O evento é direcionado para pesquisadores, membros do Comitê de Ética em Pesquisa, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS).

PROGRAMAÇÃO:
8h – Inscrições e entrega das credenciais.

8h30 – Abertura do V Simpósio de Ética.

9h – Aspectos Éticos e Tendencias no Desenvolvimento de Pesquisas em Seres Humanos e Ensaios Clínicos no Brasil e Cuba.

– Dr. Ricardo Eccard da Silva. Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Coordenação de Pesquisas e Ensaios Clínicos da Gerência de Avaliação de Segurança e Eficácia de Medicamentos – Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

– Profº. Dr. Roberto Cañete Villafrança. Médico e Pesquisador do Centro de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia, Matanzas – Cuba.

10h00 – Coffee Break.

10h30 – Pesquisa com Populações Vulneráveis: visão do pesquisador e do sujeito da pesquisa.

– Enfª. Mestre – Mauren Alexandra Sampaio – Enfª da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, Mestre em Ciências da Saúde pela UnB e Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Associação das
Pioneiras Sociais.

– Sr. Raimundo Nonato – Membro do Comitê de Ética em Pesquisa/CEP/FEPECS/DF – Representante dos Usuários – Conselho de Saúde do Distrito Federal.

14h00 – Perspectivas da Resolução CNS/MS 466/2012 na Condução Ética da Pesquisa em Saúde.

– Dr. Jorge Alves Venâncio – Coordenador Geral da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa/CONEP/CNS/MS.

15h30 – Coffee Break

16h00 – É possível uniformizar a Avaliação Ética entre CEPs Institucionais no Distrito Federal?

– Dr. Luiz Fernando Galvão Salinas – Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde/CEP/FEPECS/DF.

– Dr. Simônides da Silva Bacelar – Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da União Educacional do Planalto Central – UNIPLAC.

– Profº. Mestre – Luiz Cláudio Batista de Oliveira – Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Católica de Brasília.

– Profº. Dr. Natan Monsores de Sá – Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Brasília – UNB.

17h30 – Encerramento

Por Renata Madeira, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226