Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/01/19 às 15h06 - Atualizado em 30/01/19 às 15h47

Valorização da saúde mental do servidor marca campanha Janeiro Branco

 

 

A saúde mental é uma das principais preocupações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Por isso, os servidores da pasta tiveram a oportunidade de participar, ao longo de todo este mês, da campanha Janeiro Branco 2019, destinada a cuidar da saúde mental de quem cuida da população.

 

Promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF) em várias regiões administrativas do Distrito Federal, a iniciativa foi encerrada, nesta quarta-feira (30), no Clube da Saúde, com direito a coffe break, oficinas de beleza, dicas financeiras, além de homenagens aos profissionais de saúde que mais se destacaram na implementação da campanha.

 

“Fizemos uma caravana de saúde mental visitando todos os núcleos do Samu, além das campanhas feitas no Parque da Cidade e Zoológico, palestras e rodas de conversa. Tudo para municiar os servidores a estarem bem consigo mesmos, para poderem atender melhor a população”, comenta o chefe do Núcleo de Educação do Samu-DF e um dos organizadores da campanha, Tiago Vaz.

 

AUTOCUIDADO – Com a presença de servidores da Saúde e dos comandos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, o evento contou, ainda, com palestras de especialistas sobre felicidade – temática inovadora e proposta, recentemente, pela Universidade de Brasília (UnB) – e estratégias de autocuidado para saúde mental. Tudo voltado aos servidores da Saúde, especialmente aos que atuam na manutenção e preservação da vida.

 

Presente ao evento, a diretora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Elaine Bida, lembrou que os servidores que atuam diretamente com situações extremas, de urgência e emergência, também precisam de um momento para serem cuidados.

 

“Ao cuidar desse servidor, estamos cuidando bem da população. É importante essas pessoas estarem atentas ao seu próprio bem-estar, promovendo reflexões e buscando sempre uma melhor qualidade de vida”, ressalta.

 

A campanha ainda terá uma ação especial, a ser realizada na sede da Secretaria de Saúde, nesta quinta-feira (31), a partir das 14h.

 

JANEIRO BRANCO – No mês escolhido para fazer esta campanha, o objetivo é colocar em destaque a temática da promoção da saúde mental, na tentativa de esclarecer e prevenir doenças como ansiedade e depressão.

 

A iniciativa, criada em 2014 em Minas Gerais, integra a agenda da Secretaria de Saúde do Distrito Federal desde o ano passado.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF

 

 

Cuidande de quem cuida: A saúde mental do servidor de urgência e emergência