Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/05/14 às 19h23 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Van Odontológica realiza atendimento em Planaltina

Moradores do Jardim Roriz fazem tratamento dentário

 

A unidade móvel de atendimento odontológico – Van Odontológica – da Secretaria de Saúde (SES/DF) atenderá os moradores do Jardim Roriz, em Planaltina, até 13 de junho, na Unidade Básica de Saúde do setor.

Entre 9 e 26 de maio a equipe da unidade realizou 66 atendimentos e 211 procedimentos, como restaurações, extrações, limpezas, aplicações de flúor, encaminhamentos para especialidades e orientações de higiene bucal. Além do tratamento dentário, os moradores (adultos e crianças) tiveram a oportunidade de assistir palestras sobre escovação e receberam kits de higiene bucal.

Antes de estacionar no Jardim Roriz, a “Van” passou pelos postos rurais de São José, Rio Preto e Taquara, em Planaltina, e São Sebastião. A próxima região prevista para receber a unidade móvel é Tabatinga.

“Esse serviço permite o atendimento à comunidade, além de prevenir a saúde bucal de população mais carente”, destaca o coordenador de odontologia de Regional de Saúde de Planaltina, Luiz Eugênio da Silva Correia.

Os pacientes que necessitarem de procedimentos que não são realizados na “Van” serão encaminhados ao centro de saúde 1 de Planaltina ou a outra unidade mais próxima da residência.

Para a dona de casa Sirlene Santos, a iniciativa da SES de disponibilizar um veículo para o tratamento dentário foi ótima, uma vez que ela não tem condições de fazer uma consulta odontológica na rede particular. “Não tinha acesso a esse tipo de serviço, nem me lembro de quando fui ao dentista”, contou.

Estrutura – A Unidade é adaptada para ser um consultório e conta com todos os equipamentos necessários para o atendimento básico. A equipe é formada por um dentista e uma técnica de higiene bucal. Entre os procedimentos realizados estão restauração, extração, limpeza e aplicação de flúor.

Por Tatiane Gomes, da Agência Saúde DF