Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/07/15 às 10h31 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Varjão conta com Equipe de Atenção Básica de Saúde

COMPARTILHAR

Atendimento domiciliar é realizado na região desde o ano passado

BRASÍLIA (6/7/15) – O Centro de Saúde º16, do Varjão, disponibiliza uma Equipe de Atenção Básica de Saúde (EAB) para os moradores da região, há um ano. A Unidade foi o primeiro local a implantar o serviço na região Centro Norte.

A Equipe de Atenção Básica é composta por, um médico da família, um pediatra, um ginecologista, uma enfermeira e técnico de enfermagem. Segundo o gerente da Unidade, Luiz Cláudio Modesto, “o principal pilar deste novo processo de trabalho implantado no Varjão é a visita domiciliar, pois por meio dela, a equipe pode atuar na promoção, prevenção, tratamento e reabilitação dos pacientes”. Para ele, rompe-se o modelo hegemônico centrado na doença, e se fortalecem as práticas preventivas e de promoção da saúde.

A implantação da EAB possibilita fortalecer o vínculo entre os profissionais de saúde, a terapêutica e o paciente, a partir do conhecimento da realidade do indivíduo e sua família em seu domicílio. O gerente do CSB16, foi quem reconheceu na região do Varjão (região com população delimitada e de baixa renda) as características para implantação da Equipe.

Equipe de Atenção Básica – Os dados utilizados para avaliação da região foram coletados à partir do preenchimento da ficha “A” do Ministério da Saúde, a qual avalia questões como, renda per capta, metragem do imóvel, infra estrutura urbana, grau de escolaridade, número de moradores por habitação, entre outros. Os horários de funcionamento são os mesmos do Centro de Saúde convencional. O processo de implantação demorou cerca de 8 meses.